Sto.André entrega hospital de campanha do Complexo Dell’Antonia com 180 leitos

Local que já foi palco de grandes partidas de basquete e vôlei vai acolher pacientes com Covid-19

Prefeito Paulo Serra entrega hospital de campanha do Complexo Dell’Antonia com 180 leitos. Foto: Divulgação/PSA=Helber Aggio

 

O hospital de campanha do Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia foi inaugurado pela Prefeitura de Santo André nesta quarta-feira (15), com o objetivo de dar suporte à rede municipal de saúde no atendimento de pacientes de baixa, média e alta complexidade em meio à pandemia de Covid-19. São ao todo 180 novos leitos.

O prefeito Paulo Serra esteve no local para acompanhar a entrega do hospital de campanha e falou sobre as medidas de prevenção que tiveram que ser adotadas no município. “Deixamos os equipamentos preparados torcendo para que eles não fossem utilizados, mas lamentavelmente, tudo indica que a partir deste final de semana esse equipamento já vai iniciar os atendimentos, pois estamos com praticamente 80% dos leitos municipais ocupados por pacientes com suspeita ou casos confirmados de infecção pelo coronavírus”, explicou o prefeito.

O hospital de campanha vai trabalhar como retaguarda do serviço público de saúde, ou seja, receberá pacientes com Covid-19 que tenham sido encaminhados dos hospitais municipais ou das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Os 180 leitos estão distribuídos nos três ginásios do Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia, que já foi palco de grandes partidas de basquete e vôlei.

“A nossa função é cuidar das pessoas, então essas medidas antecipadas tiveram que ser tomadas para que a gente não chegasse nesse momento e corresse o risco de não ter capacidade de atendimento para os nossos munícipes“, completou o prefeito Paulo Serra.

O local foi estruturado com equipamentos de raio-x portátil e tomógrafo, além de contar com um laboratório próprio, que vai garantir mais agilidade nos resultados dos exames coletados.

“Neste local vamos atender pacientes com baixa, média e alta complexidade. Temos uma UTI completa com equipamentos de rede de oxigênio, bombas de infusão, monitores e cardioversor. Nos demais leitos, que chamamos de clínica médica para baixa e média complexidade, temos equipamentos de oxigênio, para atender patologias mais moderadas”, comentou o secretário de Saúde, Márcio Chaves.

Ainda no mês de abril será entregue o hospital de campanha localizado no Estádio Bruno José Daniel, o que vai garantir um reforço de mais 120 leitos.

A Prefeitura de Santo André também está instalando um terceiro hospital de campanha na Universidade Federal do ABC (UFABC). Serão 100 novos leitos, com previsão de inauguração para o começo de maio. Somando todas as entregas, o município vai totalizar 400 leitos para atendimento de pacientes com Covid-19.

Ao todo, cerca de 600 profissionais, entre médicos clínicos, médicos intensivistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, farmacêuticos e fisioterapeutas vão trabalhar nos três hospitais de campanha.

O secretário de Saúde, Márcio Chaves, lembra que o período de isolamento social é fundamental para que os equipamentos sejam estruturados e consigam atender a demanda. “É importante que as pessoas respeitem a quarentena e fiquem em casa para que a gente consiga atender as pessoas de forma mais confortável. A quarentena serve para que tenhamos um período para nos preparar e viabilizar a estrutura, os equipamentos necessários e os medicamentos, pois as pessoas ocupam o leito hospitalar por pelo menos 14 dias”, comentou.

hospital de campanha vai trabalhar como retaguarda do serviço público de saúde,. Foto: Divulgação/PSA-Helber Aggio