VOLTAR
  • Cidades

Sto.André encerra atividades do hospital de campanha em estádio

Em três meses de funcionamento, 446 vidas foram salvas no local; equipamentos hospitalares serão utilizados na rede municipal de saúde

  • Sto.André encerra atividades do hospital de campanha do Estádio Bruno Daniel.
    Foto: Divulgação/PSA-Helber Aggio
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 22/08/2020
  • Compartilhar:

Em três meses de funcionamento, 446 vidas foram salvas no local; equipamentos hospitalares serão utilizados na rede municipal de saúde

Sto.André encerra atividades do hospital de campanha do Estádio Bruno Daniel. Foto: Divulgação/PSA-Helber Aggio

 

A Prefeitura de Santo André encerrou neste sábado (22/08) as atividades do hospital de campanha do Estádio Bruno José Daniel, após três meses de funcionamento. Desde que começou a receber pacientes de Covid-19, em 22 de maio, 446 vidas foram salvas no local.

O hospital contava com 120 leitos, sendo 10 de UTI. Os respiradores e demais equipamentos utilizados no local serão direcionados para a rede municipal de saúde, como o Centro Hospitalar Municipal Dr. Newton da Costa Brandão, o Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein, entre outras unidades.

A decisão de fechar o hospital de campanha levou em consideração a estabilidade nos casos de contaminação pelo novo coronavírus na cidade e a taxa de ocupação no Estádio Bruno José Daniel, que estava em 3%, com quatro pacientes. Os últimos munícipes que estavam internados tiveram alta neste sábado.

O atendimento no hospital de campanha do Estádio Bruno José Daniel teve a humanização como marca. Entre as iniciativas estão a Central de Visita Virtual – que permitiu aos familiares manterem contato com os pacientes por meio de videochamadas –, assistência de psicologia e serviço social, entre outras ações de acolhimento.

Santo André continua com toda a estrutura necessária para garantir o cuidado aos munícipes nesta nova fase de combate ao coronavírus. A cidade ainda conta com dois hospitais de campanha em funcionamento, no Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia, com 180 leitos, e no ginásio da UFABC, com 110 leitos, ambos ainda sem previsão de desativação.

Os pacientes ficaram internados em média dez dias no hospital de campanha, que atendeu 447 pessoas e registrou apenas um óbito.