Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cidades

STF impede retorno aos estados de detentos em presídios federais

No mês passado, os governos federal e de São Paulo transferiram 22 presos para penitenciárias federais

Última atualização: 03/03/2019 22:37
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 03/03/2019
Compartilhar

 No mês passado, os governos federal e de São Paulo transferiram 22 presos para penitenciárias federais

 

 

presídios
STF mantém decisão de presos em penitenciárias federais. Foto: Divulgação

 

A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) manteve a decisão individual do ministro Alexandre de Moraes que rejeitou o retorno de detentos de presídios federais para penitenciárias estaduais. A decisão foi proferida na sexta-feira (1º), por meio de julgamento virtual.

Em outubro de 2017, a DPU (Defensoria Pública da União) protocolou no Supremo um pedido de habeas corpus coletivo que buscava retirar do regime de isolamento carcerário detentos que estão há mais de dois anos em presídios federais, obrigando o retorno deles a seus estados de origem. A defensoria argumentou que acordos internacionais e a Lei 11.671, de 2008, limitam o isolamento dos detentos pelo prazo de um ano, prorrogável por mais 365 dias.

Ao decidir a questão, Alexandre de Moraes, relator do caso, entendeu que a situação dos detentos em presídios federais não apresenta nenhuma ilegalidade, pois a própria lei não fixa prazo fatal [vencimento do prazo], mas autoriza sucessivas renovações da manutenção dos presos no recolhimento em estabelecimentos penais federais de segurança máxima.

Inconformada com a decisão, a DPU recorreu ao colegiado, que julgou a questão por meio de julgamento virtual, modalidade usada para decisões que têm entendimento pacificado.

A manutenção da decisão de Moraes foi tomada por maioria de votos. Votaram com o relator os ministros Luiz Fux, Rosa Weber e Luís Roberto Barroso. Marco Aurélio divergiu e foi o único a votar favoravelmente ao pedido da DPU.

No julgamento virtual, os ministros apresentam seus votos pelo sistema eletrônico sem se reunirem presencialmente. O plenário virtual funciona 24 horas por dia e os ministros podem acessar de qualquer lugar.

Em 2007, o pedido da DPU provocou polêmica porque, caso fosse acatado, presos como os traficantes Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, e Antônio Bonfim Lopes, o Nem da Rocinha, retornariam para presídios de São Paulo e do Rio de Janeiro, o que poderia facilitar o comando exercido por eles sobre grandes organizações criminosas.

No mês passado, os governos federal e de São Paulo transferiram 22 presos para penitenciárias federais. Segundo o governo, todos são líderes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital. Os detentos estavam no presídio de Presidente Venceslau, no interior do estado. Entre os transferidos, está Marcos Herbas Camacho, o Marcola, considerado o principal líder da organização criminosa. (Da Agência Brasil)

Tags:estadosfederaispenitenciáriaspresídiospresos

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior contribuição sindical Bolsonaro impede desconto de contribuição sindical em folha
Próximo artigo enem Enem será em novembro, pedido de isenção em abril e inscrição em maio

Últimas notícias

Pacote de obra inclui aumento da recepção do hospital, retrofit de elevador, contratação de profissionais e requalificação da Urgência e Emergência
Prefeito Taka anuncia ampliação e mais 20 leitos no Hospital Municipal de Diadema
27/07/2025
Prefeitura realiza Drive-Thru de Lixo Eletrônico em Ribeirão Pires nesta quarta-feira (30)
Prefeitura realiza Drive-Thru de Lixo Eletrônico em Ribeirão Pires nesta quarta-feira
27/07/2025
Rio Grande da Serra recebe visita da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) para conhecer programa de coleta seletiva inspirado em modelo japonês
Rio Grande da Serra recebe Agência do Japão para conhecer programa de coleta seletiva
27/07/2025
Entre o passado e o futuro: Câmara celebra os 148 anos de São Caetano do Sul
Entre o passado e o futuro: Câmara celebra os 148 anos de São Caetano do Sul
27/07/2025
Carteira de Trabalho
Mauá oferece 404 vagas de emprego na Casa do Trabalhador
27/07/2025

Recomendadas

Jardim Represa, em São Bernardo, contará com R$ 215 milhões para obras de urbanização
São BernardoCidades

Jardim Represa, em São Bernardo, contará com R$ 215 milhões para obras de urbanização

26/07/2025
São Bernardo é selecionada em lista com 25 cidades brasileiras para integrar Programa de Zoneamento Ambiental
CidadesSão Bernardo

São Bernardo é selecionada em lista com 25 cidades brasileiras para integrar Programa de Zoneamento Ambiental

26/07/2025
Praça José Carlos Tavechio, em São Bernardo, vai passar por revitalização completa
São BernardoCidades

Praça José Carlos Tavechio, em São Bernardo, vai passar por revitalização completa

27/07/2025
Discussão entre dois homens na rua da Ocupação, em Diadema, acaba com um sem vida em Diadema.
DiademaCidades

Discussão entre dois homens acaba com um sem vida em Diadema

27/07/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?