VOLTAR
  • Cidades

SP: com greve de ônibus, rodízio e corredores exclusivos são liberados

SPTrans diz que fez ajustes para minimizar impactos da paralisação

  • com greve de ônibus, rodízio e corredores exclusivos são liberados.
    Foto: Agência Brasil
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 14/06/2022
  • Compartilhar:

SPTrans diz que fez ajustes para minimizar impactos da paralisação

terminal de ônibus de São Paulo

com greve de ônibus, rodízio e corredores exclusivos são liberados. Foto: Agência Brasil

A prefeitura suspendeu o rodízio municipal de veículos nesta terça-feira (14/06), por causa da greve de motoristas e cobradores de ônibus na cidade de São Paulo. Faixas exclusivas e corredores de ônibus também foram liberados para uso de carros de passeio, apenas no período da manhã.

A paralisação foi aprovada nesta segunda-feira (13/06) por motoristas após uma audiência de conciliação entre o Sindicato dos Motoristas e Cobradores e as empresas de transporte coletivo terminar sem acordo no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de São Paulo.Os trabalhadores pedem aumento salarial baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) que é de 12,47% (retroativo a maio) e a aplicação do mesmo valor no vale-refeição e na participação nos lucros e resultados. Também é reivindicado o fim da hora de almoço não remunerada.

Em nota, a prefeitura de São Paulo lamentou a greve e citou uma decisão liminar na Justiça do Trabalho, do dia 31 de maio, que determina manutenção de 80% da frota operando nos horários de pico e 60% nos demais horários, sob pena de multa diária de R$ 50 mil.

A São Paulo Transporte (SPTrans) informou que fez ajustes para minimizar os impactos da paralisação. Doze linhas de ônibus que iam até o Terminal Campo Limpo foram estendidas até a Estação Vila Sônia, onde os passageiros podem fazer a integração com o Metrô. As 11 linhas que levam até o Terminal Vila Nova Cachoeirinha também se estenderam até o Metrô Barra Funda. Sete ônibus foram disponibilizados para o transporte entre os terminais Varginha e Grajaú, para facilitar a conexão com a linha 9 Esmeralda do trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).