VOLTAR
  • Política

Sociedade cria em Sto.André Comitê para combater efeitos do coronavírus

Lançamento acontecerá  nesta quarta e envolve ONGs, entidades de classe, sindicatos, movimentos populares e de estudantes, além religiosos, artistas, parlamentares e empresários

  • Sociedade cria em Santo André Comitê para combater efeitos do coronavírus.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 05/05/2020
  • Compartilhar:

Lançamento acontecerá  nesta quarta e envolve ONGs, entidades de classe, sindicatos, movimentos populares e de estudantes, além religiosos, artistas, parlamentares e empresários

 

Sociedade cria em Santo André Comitê para combater efeitos do coronavírus. Foto: Divulgação

 

Representantes da sociedade civil lançam nesta quarta-feira (06/05) o Comitê Andreense de Combate à Crise – Proteja a vida, a saúde, a renda e o emprego. A iniciativa tem como objetivo acompanhar, propor e acompanhar ações dos governos municipal, estadual e federal no combate ao novo coronavírus.

Segundo Antônio Padre, um dos organizadores do projeto e presidente do PT de Santo André, a iniciativa nasce da necessidade de criar um canal que organize e dê voz às demandas da população. “A ideia é representar os moradores neste momento tão difícil em que a única prevenção à Covid-19 é o distanciamento social. A intenção não é ficar só na fiscalização, mas também apoiar ações de solidariedade como, por exemplo, distribuição de alimentos, o que já está ocorrendo em vários pontos da cidade”.

O Comitê Andreense de Combate à Crise é composto por organizações não governamentais, entidades de classe, sindicatos, movimentos populares e de estudantes, além de representantes religiosos, artistas, parlamentares e empresários que atuam no município. Após o lançamento, um grupo de trabalho será montado para se comunicar com a população por meio das ferramentas disponíveis na internet, já que o período é de isolamento social.

“Planejamos uma secretaria operativa formada por um representante de cada segmento que vai manter contato constante com os andreenses e encaminhar as demandas para o coletivo. Dessa forma, as solicitações serão levadas até o poder público. A intenção é que outros subcomitês sejam criados nos bairros para que toda a população esteja assistida nesse momento de grave crise sanitária”, destaca Antônio Padre.

A vereadora Professora Bete Siraque (PT) compõe o coletivo e explica que esse mesmo Comitê de Combate à Crise foi proposto ao Paço Municipal logo que surgiram os primeiros casos da doença na cidade, mas segundo ela, não foi acatado o projeto pela administração municipal. “O Executivo poderia ter efetivado esse espaço, mas preferiu atuar de forma individual. O momento exige unidade e ampla participação de todas e todos na busca por soluções e na indicação dos problemas vividos, especialmente pela população mais vulnerável”, disse.

O lançamento do Comitê Andreense de Combate à Crise – Proteja a vida, a saúde, a renda e o emprego acontece nesta quao próximo dia 6 de maio, a partir das 10h, e todos os detalhes poderão ser acompanhados na página oficial da iniciativa por meio do endereço http://www.facebook.com/SantoAndreContraCovid19.