VOLTAR
  • Cidades

Síndico de condomínio encontra foco com 73 escorpiões em São Caetano

Morador afirma que surto tem preocupado moradores do bairro São José

  • Escorpiões são encontrados em condomínio de São Caetano.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 16/07/2018
  • Compartilhar:

 Morador afirma que surto tem preocupado moradores do bairro São José

O síndico de um prédio em São Caetano Eduardo Casonato disse que foi encontrado nesta segunda-feira (16/07), nas dependências do condomínio, 73 escorpiões. O morador afirma que há um surto no bairro, o que preocupa os moradores por conta do risco de serem picados.

Fico muto preocupado, principalmente, por conta das crianças e dos animais pequenos. Temos feito alerta, colocado cartazes e pedido aos zeladores para fazerem esse catado. Já apareceram outras vezes, mas desta vez ficou fora de controle. Está muito perigoso. Tenho relato de que os escorpiões começaram a subir pelas paredes e entraram em apartamento do primeiro andar”, disse o síndico.

De acordo com Casonato, tem havido orientação aos moradores para tamparem os ralos e deixar janelas fechadas. “Uma moradora chegou a encontrar um dentro do rolo de papel higiênico. Muitos são encontrados também dentro dos bueiros que ficam dentro do condomínio”, afirmou.

O sindico acrescentou que já comunicou a Prefeitura por várias vezes, mas até o momento não foi tomada providência, mas foram dadas orientações. “A Prefeitura somente deu orientação para evitar acumular entulho, madeiras e que dedetização contra baratas ajuda a combatê-los porque a barata é o principal alimento deles”, disse.

escorpiões

Escorpiões são encontrados em condomínio de São Caetano. Foto: Divulgação

A Prefeitura foi procurada às 18h41, mas devido ao horário não se posicionou sobre assunto. No ano passado , quando houve esse problema nos bairros Oswaldo Cruz, São José, Santa Maria e Fundação, a Prefeitura emitiu uma nota oficial na qual informou que semanalmente , o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), em parceria com a Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental) envia equipe nas áreas de maior concentração de escorpiões para fazer a busca ativa em redes de água e esgoto e que faz orientação aos moradores sobre medidas de proteção.

Também informou na ocasião que é contraindicada a utilização de produtos químicos para controlar a infestação de escorpiões, pois a desintetização aumenta o risco de aparecimento dentro de quintais e mesmo das casas.

No fim do ano, a Prefeitura também publicou em seu site oficial orientações sobre o assunto:

Veja na foto:

escorpiões

Orientações dadas pela Prefeitura no fim do ano.