Síndico de condomínio encontra foco com 73 escorpiões em São Caetano
Morador afirma que surto tem preocupado moradores do bairro São José
Morador afirma que surto tem preocupado moradores do bairro São José
O síndico de um prédio em São Caetano Eduardo Casonato disse que foi encontrado nesta segunda-feira (16/07), nas dependências do condomínio, 73 escorpiões. O morador afirma que há um surto no bairro, o que preocupa os moradores por conta do risco de serem picados.
“Fico muto preocupado, principalmente, por conta das crianças e dos animais pequenos. Temos feito alerta, colocado cartazes e pedido aos zeladores para fazerem esse catado. Já apareceram outras vezes, mas desta vez ficou fora de controle. Está muito perigoso. Tenho relato de que os escorpiões começaram a subir pelas paredes e entraram em apartamento do primeiro andar”, disse o síndico.
De acordo com Casonato, tem havido orientação aos moradores para tamparem os ralos e deixar janelas fechadas. “Uma moradora chegou a encontrar um dentro do rolo de papel higiênico. Muitos são encontrados também dentro dos bueiros que ficam dentro do condomínio”, afirmou.
O sindico acrescentou que já comunicou a Prefeitura por várias vezes, mas até o momento não foi tomada providência, mas foram dadas orientações. “A Prefeitura somente deu orientação para evitar acumular entulho, madeiras e que dedetização contra baratas ajuda a combatê-los porque a barata é o principal alimento deles”, disse.
A Prefeitura foi procurada às 18h41, mas devido ao horário não se posicionou sobre assunto. No ano passado , quando houve esse problema nos bairros Oswaldo Cruz, São José, Santa Maria e Fundação, a Prefeitura emitiu uma nota oficial na qual informou que semanalmente , o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), em parceria com a Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental) envia equipe nas áreas de maior concentração de escorpiões para fazer a busca ativa em redes de água e esgoto e que faz orientação aos moradores sobre medidas de proteção.
Também informou na ocasião que é contraindicada a utilização de produtos químicos para controlar a infestação de escorpiões, pois a desintetização aumenta o risco de aparecimento dentro de quintais e mesmo das casas.
No fim do ano, a Prefeitura também publicou em seu site oficial orientações sobre o assunto:
Veja na foto: