VOLTAR
  • Economia

Sindicato terá reunião com direção mundial da Ford, nos EUA

 Encontro foi solicitado pela direção do Sindicato, logo após ser surpreendida pelo anúncio de fechamento da planta, nesta terça-feira 

  • Trabalhadores foram orientados a permanecer em casa até esta terça-feira.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 21/02/2019
  • Compartilhar:

 Encontro foi solicitado pela direção do Sindicato, logo após ser surpreendida pelo anúncio de fechamento da planta, nesta terça-feira 

 

sindicato

Trabalhadores foram orientados a permanecer em casa até terça-feira da semana que vem. Foto: Divulgação

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC recebeu nesta quarta-feira (21/02) a confirmação de que será recebido pela direção mundial da Ford, em Dearborn, Michigan (EUA), para discutir o futuro da fábrica de São Bernardo. A reunião foi solicitada pela direção do Sindicato, logo após ser surpreendida pelo anúncio de fechamento da planta, na terça-feira (19/02). A data do encontro está sendo acertada entre os participantes e deverá ser definida nos próximos dias.

O presidente do Sindicato, Wagner Santana, se reuniu com a procuradora do Ministério Público do Trabalho, Sophia Villela de Moraes e Silva, no MPT de São Bernardo, para discutir a situação dos trabalhadores. “Desde que fomos surpreendidos pela decisão de fechamento, todos os nossos esforços têm sido realizados focando a reversão desse processo e a manutenção da fábrica, com seus 4,2 mil trabalhadores, mais quase 25 mil na cadeia produtiva. Vamos à matriz discutir com a direção mundial, conversamos com prefeito da cidade, teríamos conversado com o governador, se ele tivesse convidado a representação dos trabalhadores para participar, já que a pauta envolvia o futuro de milhares de metalúrgicos. Não vamos desistir de manter uma empresa com essa importância em nossa região”, destacou Wagnão.

A Ford anunciou o fechamento da montadora em São Bernardo e o fim da fabricação de caminhões na América Latina em comunicado aos representantes do Sindicato durante reunião com o presidente da Ford América do Sul, Lyle Watters. O encontro, solicitado pela entidade sindical, estava agendado desde o fim de janeiro, quando foi iniciado um processo de mobilização dos trabalhadores para cobrar investimentos na unidade.

Nossa direção foi ao encontro para discutir um calendário de negociações para a vinda de novos produtos, conforme estava previsto no acordo firmado em 2017, mas de início a empresa comunicou o fechamento, que seria em seguida anunciado para imprensa. Deixamos a reunião para fazer de urgência uma assembleia com os trabalhadores, para que eles não fossem avisados pela internet, o que seria um absurdo. Tem gente lá com 25, 28 anos de casa”, detalha o presidente do Sindicato.

Após o anúncio, o Sindicato orientou os trabalhadores para que fossem para casa e só retornassem à fábrica na próxima terça feira (26/02), quando haverá uma nova assembleia, em frente à empresa, às 6h30. Desde então, a fábrica está parada. “Não tinha clima para ninguém voltar ao trabalho, até por uma questão de segurança. Estamos fazendo nossas articulações e avaliando de que forma se dará nossa mobilização e nossa resistência. Mas ela haverá e será dura”, reforçou o sindicalista.