VOLTAR
  • Economia

Sindicato dos Metalúrgicos do ABC diz que Volks quer cortar 35% do efetivo

Unidade da montadora em São Bernardo conta com 8,6 mil trabalhadores 

  • Funcionários demitidos da Volkswagen farão manifestação nesta segunda.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 19/08/2020
  • Compartilhar:

Unidade da montadora em São Bernardo conta com 8,6 mil trabalhadores 

 

Sindicato dos Metalúrgicos diz Volks que quer cortar 35% do efetivo. Foto: Divulgação

 

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC iniciou um processo de negociações com a Volkswagen, após reunião realizada nesta terça-feira (18/08), por iniciativa da montadora, com a representação sindical dos trabalhadores das plantas de São Bernardo, São Carlos, São José dos Pinhais e Taubaté. No encontro, a empresa apresentou uma pauta com medidas que pretende adotar, segundo a direção, para adequação aos efeitos da pandemia do novo coronavírus.

“Entre as principais medidas estão a redução de 35% do efetivo (mensalistas, horistas indireto e direto), em média, nas quatro plantas. A empresa também apresentou propostas que incluem flexibilidade de jornada, corte do reajuste salarial, redução do valor da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) e alterações em benefícios como transporte, alimentação e plano médico”, informou o sindicato.

A representação sindical, juntamente com a direção do Sindicato, vai debater a pauta com a montadora, em conjunto com os dirigentes sindicais dos outros três sindicatos envolvidos na negociação, e vai informar os trabalhadores do avanço das conversas ao longo do processo.

A Volks emitiu nota e confirmou a negociação, mas não falou sobre índices de eventuais cortes. “A Volkswagen do Brasil está em processo de negociação com os sindicatos das fábricas avaliando em conjunto medidas de flexibilização e revisão dos acordos coletivos vigentes, para a adequação do seu número de empregados ao nível atual de produção, com foco na sustentabilidade de suas operações no cenário econômico atual, muito impactado pela pandemia do novo coronavírus”, afirmou a montadora ao citar que a Anfavea, associação dos fabricantes, projeta queda de 45% na produção de veículos no País este ano em comparação com 2019.