VOLTAR
  • Brasil
  • Cultura e Lazer

Sindicato dos Delegados repudia Vai-Vai por associar PMs a demônios

Fantasias de policiais tinham escudos e chifres; Vai-Vai emitiu nota e nega provocação à categoria

  • Sindicato dos Delegados repudia Vai-Vai por associar PMs a demônios.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 13/02/2024
  • Compartilhar:

Fantasias de policiais tinham escudos e chifres; Vai-Vai emitiu nota e nega provocação à categoria

fantasia de PM demonizado

Sindicato dos Delegados repudia Vai-Vai por associar PMs a demônios. Foto: Divulgação

O Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp) emitiu uma nota na qual repudia o desfile da Vai-Vai que durante esta segunda-feira (13/02)) colocou uma ala com fantasias de policiais militares com chifres e escudos simbolizando o demônio.

“O Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp) manifesta, veementemente, repúdio ao Grêmio Recreativo Cultural e Social Escola de Samba Vai-Vai, que, na noite de sábado (10/2), no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo-SP, durante seu desfile, tratou com escárnio a figura de agentes da lei. Com direito a chifres e outros itens que remetiam à figura de um demônio, as alegorias utilizadas na ala “Sobrevivendo no Inferno”, demonizaram a Polícia – algo que causa extrema indignação”, afirmou a nota.

Segundo os delegados, ao adotar tal enredo, a escola de samba, em nome do que chama de “arte” e de liberdade de expressão, afronta as forças de segurança pública, desrespeita e trata, de forma vil e covarde, profissionais abnegados que se dedicam, dia e noite, à proteção da sociedade e ao combate ao crime, muitas vezes, sob condições precárias e adversas, ao custo de suas próprias vidas e famílias.

“É de se lamentar que o Carnaval seja utilizado para levar ao público mensagem carregada de total inversão de valores e que chega a humilhar os agentes da lei. O Sindpesp não compactua com este tipo de manifestação e presta solidariedade aos profissionais da segurança pública de todo o País – estes, sim, verdadeiros heróis, que merecem homenagens, reconhecimento e mais respeito por parte da agremiação, para dizer o mínimo”, afirmou.

A Vai-Vai também emitiu uma nota  e negou uma provocação aos policiais e diz que tratou-se de um manifesto, uma crítica ao que se entende por cultura na cidade de São Paulo, que exclui manifestações culturais como o hip hop e seus quatro elementos – breaking, graffiti, MCs e DJs.

“A ala retratada no desfile de sábado, da escola de samba Vai-Vai, à luz da liberdade e ludicidade que o carnaval permite, fez uma justa homenagem ao álbum e ao próprio Racionais Mcs, sem a intenção de promover qualquer tipo de ataque individualizado ou provocação, mas sim uma ala, como as outras 19 apresentadas pela escola, que homenageiam um movimento. Vale ressaltar que, neste recorte histórico da década de 90, a segurança pública no estado de São Paulo era uma questão importante e latente, com índices altíssimos de mortalidade da população preta e periférica. Além disso, é de conhecimento público que os precursores do movimento hip hop no Brasil eram marginalizados e tratados como vagabundos, sofrendo repressão e, sendo presos, muitas vezes, apenas por dançarem e adotarem um estilo de vestimenta considerado inadequado pra época. O que a escola fez, na avenida, foi inserir o álbum e os acontecimentos históricos no contexto que eles ocorreram, no enredo do desfile.”, afirmou.