VOLTAR
  • Cidades

Shoppings de Santo André cumprem protocolos na 1ª semana de reabertura

Informação é da Prefeitura que fez a fiscalização; Setor gera aproximadamente 6 mil empregos diretos na cidade

  • Prefeitura fez fiscalização e diz que shoppings de Santo André cumpriram protocolos na 1ª semana de reabertura.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 21/06/2020
  • Compartilhar:

Informação é da Prefeitura que fez a fiscalização; Setor gera aproximadamente 6 mil empregos diretos na cidade

 

Prefeitura fez fiscalização e diz que shoppings de Santo André cumpriram protocolos na 1ª semana de reabertura. Foto: Divulgação

 

Reabertos desde a última segunda-feira (15/06) após cumprirem as medidas de isolamentos social ocasionadas pela pandemia de Covid-19, os shoppings de Santo André têm cumprido diversos protocolos de segurança. A informação é da Prefeitura que fez a fiscalização nos estabelecimentos.

A Prefeitura de Santo André, por meio da operação Comércio Responsável, diz que tem colocado dois servidores em cada shopping para controlar as filas externas e internas, além de fiscalizar e orientar a população a respeito das medidas de segurança, como o uso de máscaras, álcool em gel 70% e distanciamento entre uma pessoa e outra. Nesta sexta-feira (19), a Prefeitura também realizou testagem nos funcionários dos shoppings.

“Shopping ABC, Grand Plaza Shopping, Atrium Shopping e Shoppinho, que empregam aproximadamente 6 mil pessoas na cidade, não apresentaram nenhum incidente na primeira semana de reabertura e cumpriram com todos os protocolos de segurança, distanciamento e higienização”, afirmou a Prefeitura.

Com funcionamento reduzido, os shoppings estão abertos das 16h às 20h em Santo André, com limitação a apenas 20% da capacidade. Previsto em protocolo, os quatro estabelecimentos possuem sinalizações gráficas, totens de álcool em gel, diminuição nas vagas de estacionamento e limitação de pessoas nas lojas.

Cinemas, academia e salões de beleza devem permanecer fechados nesta etapa inicial. Operações de alimentação como lojas da praça de alimentação, cafés, quiosques de sobremesas e restaurantes, devem funcionar somente para take away (retirada/viagem), delivery e drive-thru.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, a Prefeitura tem realizado diálogo permanente com diversos segmentos da economia. “No caso dos shoppings, temos dialogado com lojistas e de administradores dos shoppings. Estamos atentos à importância deste segmento de compra não só para Santo André, mas para o Brasil. Fizemos a testagem com todos dos shoppings para que lojistas e consumidores tenham tranquilidade. Todos os shoppings têm cumprido protocolos de proteção, distanciamento e segurança, tanto dos lojistas como dos consumidores. Quem visitar os shoppings hoje estará visitando ambientes limpos, higienizados e com segurança”, disse.

Outros comércios

A Prefeitura tem realizado diversas medidas durante o processo de retomada gradual do comércio na cidade. Na última segunda-feira, a administração iniciou a operação Comércio Responsável, que também prevê a instalação do Pit Stops da Prevenção nos principais pontos comerciais, onde há higienização com álcool em gel, aferimento de temperatura e distribuição de máscaras. As estruturas já foram colocadas, por exemplo, na rua Coronel Oliveira Lima, no Centro da cidade.

Além dos shoppings centers, os escritórios de prestação de serviços, comércios de rua, galerias comerciais, concessionárias e revendedoras de veículos podem abrir, todos com horário e capacidade de atendimento reduzidos.

Concessionárias e revendedoras de veículos podem atuar das 11h às 15h, assim como os comércios de rua, galerias comerciais e mini shoppings. Os escritórios estão autorizados a funcionar das 10h às 14h, assim como as atividades imobiliárias.