17 de setembro de 2021

Setembro é o mês de comemorar o Dia do Médico Veterinário

Mais visitadas

DogHero parabeniza os profissionais do setor pelo carinho e dedicação aos animais

Dia 9 é a data que homenageia o profissional dedicado aos cuidados e saúde dos pets, tratando desde a prevenção até problemas mais graves. Foto: Divulgação

Setembro é o mês para ressaltar a gratidão a todos os profissionais que cuidam dos animais. O dia 9 é a data que homenageia o profissional dedicado aos cuidados e saúde dos pets, tratando desde a prevenção até problemas mais graves. O ‘Dia do Médico Veterinário’ também é dedicado a conscientizar os pais e mães de pets da importância de manter uma boa rotina de consultas e carteirinha de vacinação dos animais de estimação em dia.

A comemoração surgiu no ano de 1933, em que, nessa mesma data, foi assinado o decreto (23.133) que regulariza tanto a profissão como o ensino da medicina veterinária no Brasil. Desde então, cada vez mais tem se discutido a melhor forma de ampliar as práticas integrativas e complementares para assegurar a saúde animal.

“Gostaríamos de cumprimentar todos os médicos veterinários que cuidam com tanto carinho de nossos pets. Somos imensamente gratos por ter esse profissional pronto para atender os animais seja qual for a necessidade. Há uma maneira especial de homenageá-los, fazendo com que as visitas periódicas sejam cada vez mais cumpridas e os check-ups feitos regularmente, evitando assim as possíveis doenças e tratamentos mais dolorosos”, declara Gessica Aragão, Coordenadora de Marca e Conteúdo na GogHero.

É possível aos tutores garantir qualidade de vida e mais saúde para os pets, mesmo diante do desafio da vida moderna. Confira 3 dicas da médica veterinária da DogHero, Thaís Matos, para contribuir com o bem-estar dos animais de estimação.

Caminhar faz bem

Estudos científicos comprovam que quem convive com um cão e passeia regularmente tem uma vida melhor. As vantagens vão bem além da companhia, se estendendo à saúde tanto humana, como animal. Para se ter uma ideia, apenas 30 minutos de interação com o cão já provoca no organismo humano o aumento de ocitocina, conhecido como o “hormônio do amor”. Isso significa mais autoconfiança e menos estresse e depressão.

A importância da castração

Podemos considerar uma verdadeira prova de amor dos tutores com o seu pets, pois a castração previne doenças, torna o animal mais tranquilo, aumenta o tempo de vida e ajuda na diminuição do número de animais abandonados. O ideal é que o procedimento seja feito enquanto o pet ainda é filhote, já que a recuperação é muito mais tranquila e com poucos efeitos colaterais. No caso das fêmeas, a castração antes do primeiro cio diminui para apenas 0,5% as chances de desenvolver qualquer tumor de mama. Além disso, o risco de contrair qualquer tipo de doença no sistema reprodutor é menor.

Alimentação que traz longevidade

Quando se fala em prolongar a qualidade e a expectativa de vida, o primeiro passo é a alimentação. Hoje, os tutores podem contar com rações balanceadas, inclusive com ingredientes orgânicos, assim como refeições congeladas bem atrativas. A alimentação natural (ou AN) é uma opção ainda mais interessante para deixar seu pet feliz. Com tempo, é possível preparar em casa uma refeição balanceada e com ingredientes frescos. Mas, se a sua rotina for muito corrida, não precisa desistir: já existe no mercado ração formulada com ingredientes naturais que fornece nutrientes que atendem as necessidades de forma equilibrada, dos cães e gatos.

O importante aqui é ser criterioso e eleger a opção mais adequada ao perfil do seu animal de estimação, considerando aspectos como raça, porte, idade, nível de atividade física, e, sobretudo, se há algum problema de saúde. Dessa forma, o combate aos radicais livres e aos processos inflamatórios é potencializado, assim como a saúde do pet.

Setembro é o mês de comemorar o Dia do Médico Veterinário. Foto: Divulgação

Dia 9 é a data que homenageia o profissional dedicado aos cuidados e saúde dos pets, tratando desde a prevenção até problemas mais graves. Foto: Divulgação

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações