VOLTAR
  • Cultura e Lazer

Sesc Santo André e Sesc São Caetano tem programação gratuita especial

FestA (Festival de Aprender), acontece de 7 a 16 de julho com atividades para todas as idades, além de reunir diferentes práticas artísticas para incentivar experiências e aprendizagens

  • Sesc São Caetano tem programação gratuita especial.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 03/07/2023
  • Compartilhar:

FestA (Festival de Aprender), acontece de 7 a 16 de julho com atividades para todas as idades, além de reunir diferentes práticas artísticas para incentivar experiências e aprendizagens

SESC São Caetano - área de exposição

Sesc São Caetano tem programação gratuita especial. Foto: Divulgação

O FestA! – Festival de Aprender acontece nas unidades do Sesc de Santo André e São Caetano, entre os dias 7 e 16 de julho, com diversas atividades como cursos, oficinas, bate-papos, vivências, feiras, intervenções urbanas e demonstrações em técnicas como pintura, escultura e marcenaria, entre outras. Esta é a sexta edição do festival, que reúne atividades voltadas às artes visuais e tecnologias e que buscam celebrar os processos de aprendizado e experimentação. A programação é gratuita e livre para todos os públicos e pode ser acessada no Portal Sesc SP.

Um dos eixos temáticos desta edição do FestA! é a valorização do fazer manual e dos exercícios de criatividade como forma ativa de aliviar o estresse e outras pressões do dia a dia, em busca de mais bem-estar e qualidade de vida. As pessoas são convidadas a festejar o convívio e a coletividade. Além disso, a produção artesanal e de mestres do saber – principalmente daqueles ligados à temas que dialogam com a diversidade – são foco da pesquisa temática de diversas programações. As atividades são lúdicas, formativas e intergeracionais, que permitem a participação e fruição de grande volume de público. O FestA! traz também cursos, oficinas e vivências que buscam um ineditismo e que sejam inusitadas para o público convidando as pessoas para a ação prática, ao ‘faça você mesmo’ e à experimentação.

As atividades são desenvolvidas em diversas áreas temáticas, entre elas artes gráficas, artesanais e ofícios tradicionais, técnicas construtivas e tridimensionais, audiovisual, imagem e som, têxtil e moda, ciência e tecnologia, cultura geek, HQ e games, teorias e história da arte.

SESC SANTO ANDRÉ
O FestA! 2023 na Unidade de Santo André marcará a transição do projeto de exposição “Entre Bordas” para o projeto” Manifesta ABC”, com o objetivo de manter e fortalecer as redes de artistas das artes visuais informais existentes e permitir a conexão entre as diferentes áreas no grande ABC. O projeto contará com a participação de 13 artistas e curadores das edições anteriores do “Entre Bordas”, juntamente com 12 artistas e artesãos da região do ABC. O evento incluirá cursos, oficinas, performances, passeios turísticos, oficinas para empresas e uma feira de artistas e artesãos, buscando abrir e interligar as bordas de maneiras inusitadas e únicas. As atividades são gratuitas e abertas ao público geral, com inscrições com 30 minutos de antecedência no local. Para a oficina “Como construir um realejo eletrônico”, as inscrições estarão abertas a partir de 5 julho, às 17h, pelo aplicativo Credencial Sesc SP ou pela Central de Relacionamento Digital.

ARTES VISUAIS

Espaço de Eventos
Sem retirada de ingressos

Aura Som
Com Bruno Kurru
Dia 15/7, sábado, das 11h às 12h
Por meio de uma composição que justapõe camadas sonoras com um forte acento onírico eletrônico, Aura Som se organiza como um sistema transposição de sons captados e construídos, que tem como eixo os sons da natureza, texturas, batidas e ritmos.

Como faço? – Demonstrações dos artesãos
Dias 15 e 16/7, sábado e domingo, das 12h30 às 18h30
Os artistas e artesãos do ABCDMRR demonstram em breves apresentações, o processo criativo de suas produções. São produções que contam as suas trajetórias pessoais que se entrelaçam na região.

Mesa Circulante
com Mariana Vilela
Dia 15/7, sábado, das 13h às 15h
A artista Mariana Vilela irá convidar o público a conversar com ela sobre futebol, política e religião, enquanto ela ensinará a fazer uma renda sol.

Diário coletivo de (in)significâncias
com Bruno Novaes
Dia 16/7, domingo, das 13h às 16h
Diário coletivo de (in)significâncias é uma ação urbana que confronta a intimidade de um diário com a sua construção coletiva e exposição pública. Para isso, o artista Bruno Novaes fica disponível para a escuta de confissões e histórias pessoais dos participantes, de modo individual. Enquanto ele ouve cada um, ele cria anotações e desenhos que irão compor o caderno daquele dia.

Passeio Tropical
com Sheyla Ayo
Dia 16/7, domingo, das 16h às 17h
A artista passeia e dança com roupas brancas entre o público da unidade, criando um diálogo com os mesmos enquanto se alimentam, conversam e descansam. Enquanto transita, um “tocador” de atabaques marca os passos da artista, um ritmo orgânico, cadenciado com frutas frescas e adornadas. O corpo negro dita baiana fogosa, da preta encantada, contemporânea que por sua vez conta sua história e é agente no espaço público. A artista que produz a ação e a sua própria arte.
TECNOLOGIAS E ARTES

Espaço de Tecnologias e Artes
inscrições no local com 30 minutos de antecedência.
Fazer muitas coisas com uma coisa só
Com Cristina Suzuki
Dia 9/7, domingo, das 14h às 16h
Tendo como referência o processo de elaboração de estampa da artista Cristina Suzuki, esta vivência estimulará os participantes a experimentar os potenciais de uma única figura se transformar em vários desenhos diferentes.

Letrismo de FestA!
Com Art Aleatório
Dias 11 e 12/7, terça e quarta, das 15h às 16h30
Oficina de letrismo para todos os públicos com o artista Alexandro Marques (@art_aleatorio). Nestas oficinas serão produzidos cartazes para o final de semana do FestA! na Unidade do Sesc Santo André, entre outros cartazes que poderão ser levados pelos participantes.

Espaço Ateliê

Como construir o Realejo Eletrônico
com Paulo Nenflidio
De 11 a 14/7, terça a sexta, das 14h às 17h
O Realejo Eletrônico é um objeto que possui um gerador elétrico à manivela que ao ser girada alimenta um circuito eletrônico e toca uma música programada na memória do dispositivo. Neste curso, será apresentado todas as etapas de criação deste objeto, do desenho à construção final. A partir de 15 anos.
Espaço de Eventos

Como construir uma pintura
Com Guilherme Callegari
Dia 15/7, sábado, das 14h às 15h30
Nessa oficina, através de um computador e um retroprojetor, papel carbono e massa plástica, será demonstrado os diversos usos, dessas ferramentas na construção de uma pintura.

Me traduzindo através do desenho
Com Letícia Gonçalves
Dia 15/7, sábado, das 16h às 17h30
Dentro do cotidiano nosso corpo se automatiza como máquinas, nos distanciando da percepção sobre a potencialidade que nós temos a oferecer. Nesta oficina os participantes experimentaram através do desenho criar autorretratos em diferentes escalas.

A Instalação e a Arte do Origami
Com Angela Camata
Dia 16/7, domingo, das 14h às 16h
Um projeto Instalativo é um experimento estético único, e mesmo com recursos simples, o pensar uma instalação provoca o olhar em diversas leituras. Partindo da obra “O Ilha” da artista Sandra Cinto, vamos conhecer as possibilidades constitutivas de um universo grandioso e estético na prática do Origami, aprimorando dobras em diversos tamanhos e construindo um projeto coletivo.

Inscrições no Portal Sesc

Leitura de portfólio 
Com Thomaz Rosa
Dia 16/7, domingo, das 11h às 13h
Leitura de portfólio analisando o processo e desenvolvimento do trabalho do artista Thomaz Rosa a partir de 2016 até 2022. Os participantes também poderão levar amostras do próprio trabalho para trocar experiências com o artista.

Sem retirada de ingressos

Feira de Artes ManifestA
Com artesãos e artistas do ABCDMRR
Dias 15 e 16/7, sábado e domingo, das 11h30 às 17h30
Quais as histórias que o artesanato pode contar? A feira manifestA convidou artesãos e artistas do ABCDMRR a exporem as suas obras que contam trajetórias pessoais que se entrelaçam na região.
Feirantes: Art Aleatório (letrismo), Rede Balsear (cerâmica), Fibras da Serra (cestaria), Funicularte (cerâmica), Márcio Moreno (desenho), Elias Lagares (escultura), Cris Suzuki (serigrafia / tecido), Coletivo Harpias (xilogravura)

Como sobreviver de arte no ABC 
com Cristina Suzuki e artistas
Dia 15/7, sábado, das 15h30 às 16h30
Conversa com a curadora Cristina Suzuki e artistas Guilherme Callegari, Letícia Gonçalves e Mariana Vilela do projeto expositivo da Unidade de Santo André “Entre Bordas”. A partir de reflexões deste projeto expositivo, eles tentarão responder uma questão essencial para todo artista: como viver da arte no ABC?

SESC SÃO CAETANO
O Sesc São Caetano valoriza a (FestA!) Geek e sua subcultura que se caracteriza como um estilo de vida, no qual os indivíduos se interessam por tudo que está relacionado à tecnologia e eletrônica. Gostam de filmes de ficção científica (Star Wars, Star Trek e outros), são fanáticos por jogos eletrônicos e jogos de tabuleiro. Com seu universo lúdico cheio de fantasia, ficção científica, games, jogos de tabuleiro, cosplay, histórias em quadrinhos, filmes, tecnologia e por aí vai.

TECNOLOGIA E ARTES

Espaço de Tecnologias e Artes
inscrições no Portal Sesc

Curso de Dublagem: Por onde começar?
com Diego Ulacco
De 7 a 14/7, quartas e sextas, das 19h às 21h
Quem ama o universo dos desenhos e cinematográfico ama uma boa dublagem e já se imaginou vivendo seus personagens em ação. Mas onde iniciar a jornada como dublador? O que preciso saber para trilhar essa jornada? Neste curso, será possível conhecer um pouco mais do universo da dublagem, em exercícios e técnicas de atuação para dublar, além de conversar com quem já iniciou essa jornada e aprender técnicas para treinar em casa e poder praticar e aprender as possibilidades de ouvir a própria voz em seus personagens favoritos.

Oficina de desenho com caneta esferográfica
com Aran Vieira
Dia 8/7, sábado, das 14h às 16h
Oficina para a família que apresenta as técnicas manuais de elaboração de sketchs, esboços simples para uma ilustração. Os participantes iniciam com a caneta esferográfica para estimular o dinamismo da composição e, em seguida, partem para a arte final com tinta nanquim para a definição de luz e sombra, resultando numa arte tradicional com qualidade gráfica profissional.

Curso de Tirinhas em Quadrinhos
com Marcel Kosugi
Dias 11 e 13/7, terça e quinta, das 19h às 21h
Dia 15/7, sábado, das 11h às 14h
Esta oficina apresentará o universo das tirinhas, com destaque à importância dessa arte ao longo da história recente, introduzindo algumas práticas básicas de produção, partindo do aspecto manual em direção ao campo de finalização digital, e passando por noções de roteiro, enquadramento e narrativa para a criação de histórias curtas em quadrinhos.

Parque Província de Treviso
sem retirada de ingresso

Feirinha de Artistas da Cultura Geek
Com ilustradores, artistas visuais e quadrinistas convidados
Dia 16/7, domingo, das 10h às 13h
A proposta da Feira de Artistas é a de convidar 10 artistas,entre quadrinistas e ilustradores, para expor seus trabalhos/criações em pequenos espaços espalhados pelo Parque Província de Treviso. A ideia da ocupação é a de aproximar pelo menos dois artistas da região do Grande ABC a outros dois das militâncias Afro e LGBTQIAPN+, além de contarmos com a participação de artistas regionais que atuam em causas sociais do Grande ABC. Um destaque importante será a participação do artista visual Aran Vieira, de Diadema, cujo trabalho autoral transita por temáticas raciais e do folclore nacional. Outro destaque, é o foco nas manualidades da Cultura Geek, permitindo com que a ação não seja apenas contemplativa, mas que os participantes possam interagir ativamente por meio das oficinas, cursos, contato com os artistas e experimentações práticas da baixa tecnologia que visam valorizar os fazeres.

Mostra e bate-papo “Manualidades do Cosplay”
com artistas da cultura oriental
Dia 16/7, domingo, das 10h às 13h
O FestA! Geek traz uma pequena mostra de Cosplay da Região do Grande ABC, ressaltando o principal aspecto das manualidades. Durante a mostra no Parque Província de Treviso, em São Caetano, haverá um mediador interagindo com os participantes e incentivando-os a explicar rapidamente como foi o processo de composição de suas fantasias, ideias e soluções nos acessórios e adereços, além da composição dos figurinos, como também da dramatização adotada. A ideia da mostra é a de evidenciar que por trás de uma apresentação pública de personagens do mundo geek, há todo um processo artístico de fazeres, que envolve os trabalhos manuais com adequações e improvisações que, na maioria das vezes, expressam muitos talentos individuais.

Oficina de Toy Art Gigante
com o educador Adriano Calsone
Dia 16/7, domingo, das 11h às 13h
Oficina para a família de construção de um Toy Art Gigante feito de papel, dobraduras e a inclusão de adereços de materiais recicláveis, como tampinhas de garrafa, CDs e canudinhos. A ideia é a de construir uma minecraft gigante com menos de uma dúzia de caixinhas de papelão e muita criatividade para animar esse personagem lúdico em 3D

SERVIÇO:
Sesc Santo André
R. Tamarutaca, 302 – Vila Guiomar, Santo André
Sesc São Caetano
Rua Piauí, 554 Santa Paula – São Caetano do Sul
Parque Provincia de Treviso
Praça Comendador Ermelino Matarazzo, 83 – Fundação, São Caetano do Sul

SERVIÇO
FestA! – Festival de Aprender

De 7 a 16 de julho de 2023

Programação completa em: Portal Sesc SP – FestA!