
As obras para a instalação do primeiro Sesc de São Bernardo seguem em ritmo acelerado. O prefeito Marcelo Lima recebeu nesta sexta-feira (4/4) o diretor regional do Serviço Social do Comércio (Sesc) no Estado, Luiz Galina, e equipe para discutir o andamento das intervenções. A previsão é que o complexo cultural e de lazer, que está sendo erguido ao lado dos Estúdios e Pavilhões de São Bernardo do Campo, na Avenida Lucas Nogueira Garcez, Jardim do Mar, esteja em funcionamento até o início de 2028.
A área de quase 30 mil metros quadrados será dividida em três blocos que irão contar com um parque aquático com quatro piscinas, ginásio, quadras poliesportivas, teatro, área para exposições, biblioteca, cafeteria, restaurantes, salas multiuso e espaço de tecnologia e artes. A estimativa é a de que cerca de 4 mil pessoas circulem pelo complexo por dia.
“Agradeço o empenho do Luiz Galina e toda a equipe em garantir que o Sesc São Bernardo tenha uma grande estrutura para receber não só o morador da cidade, mas também de toda região. O trabalho da instituição é fantástica, garantindo à população o acesso à cultura, ao esporte e ao entretenimento, das mais variadas formas”, declarou o prefeito Marcelo Lima.
Em atuação no Sesc há mais de 50 anos, Galina é um dos principais responsáveis por propor e implementar a estratégia de curto, médio e longo prazo da entidade, cabendo a ele administrar e promover o desenvolvimento da instituição no Estado de São Paulo.
TEATRO PROJETADO POR ARQUITETA DO MASP
Um dos destaques do Sesc São Bernardo será o espaço dedicado ao teatro. Com projeto de Lina Bo Bardi, o teatro terá a capacidade para 400 pessoas. Lina Bo é uma das mais importantes arquitetas do País, conhecida por projetos como o Sesc Pompeia, o Museu de Arte de São Paulo (Masp), considerada a sua obra-prima, e o Teatro Oficina.
SOBRE O SESC
Mantido pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo, o Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada que tem como objetivo proporcionar o bem-estar e a qualidade de vida aos trabalhadores deste setor e sua família. Atualmente, conta com uma rede de mais de 40 unidades operacionais no Estado de São Paulo – centros destinados à cultura, esporte, saúde e alimentação, desenvolvimento infanto-juvenil, terceira idade, turismo social e a demais áreas de atuação.