VOLTAR
  • Política

Servidores de Sto.André rejeitam reajuste de 7% e falam em paralisação  

Em assembleia organizada pelo Sindserv, funcionários decidiram entrar em estado de greve porque reivindicam 21% de reposição salarial

  • Servidores de Santo André rejeitam reajuste de 7% em falam em paralisação.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 11/03/2022
  • Compartilhar:

Em assembleia organizada pelo Sindserv, funcionários decidiram entrar em estado de greve porque reivindicam 17,78% de reposição salarial

assembleia de servidores

Servidores de Santo André rejeitam reajuste de 7% em falam em paralisação. Foto: Divulgação

Em assembleia realizada no início da noite desta quinta-feira (10/03), os servidores de Santo André decidiram entrar em estado de greve por conta da proposta de reajuste salarial apresentada pelo governo do prefeito Paulo Serra.

De acordo com Rodrigo Gomes, diretor do Sindserv (Sindicato dos Servidores Públicos de Santo André), a Prefeitura ofereceu 7%, sendo que o índice seria parcelado em duas vezes: 3% em maio e 4% em setembro. A categoria quer uma contraproposta  e alega que a inflação do período a ser negociado (2021/2023) seria de 17,78%.

“Queremos que a Prefeitura abra uma mesa de negociação e, até agora, não marcou nenhuma reunião. Por isso, a categoria votou em assembleia por entrar em estado de greve”, afirmou o dirigente sindical.

Reivindicação é Reposição salarial de 17,78%

A pedido do Sindserv Santo André, o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) elaborou um estudo no qual mostra que o reajuste salarial para repor a inflação nos salários dos servidores andreenses é de 17,78%, que é referente à reposição do IPCA-IBGE (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) do período da data-base da categoria, ou seja, de maio de 2020 até 1º maio de 2022.

Segundo o órgão, a Prefeitura teria caixa para conceder essa reposição. A justificativa é que a Despesa Total com Pessoal nos últimos 12 meses foi de R$ 958,2 milhões, o que representa 35,4% da receita corrente líquida. “Portanto, bem inferior aos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Isso também revela que a Prefeitura vem gastando bem menos com folha de pagamento dos servidores”, afirmou o Sindserv.

“Outro ponto importante apontado pelo Dieese é que o índice da LRF vem caindo ao longo de 2021, hoje em Santo André está em 35,94%. Isso significa que se a Prefeitura conceder a reposição inflacionária de 17,78% para todos os 15 mil servidores da ativa e aposentados atingirá 42,33%, ou seja, não ultrapassará os limites impostos pela LRF, que é de 51,3%”, completou.

A administração de Paulo Serra, afirmou que mantém diálogo, mas critica o Sindserv e diz que a entidade tem pretensões político-partidárias.

Leia a íntegra da nota

“A Prefeitura de Santo André mantém diálogo aberto com os servidores em relação ao reajuste salarial. No entanto, a atual gestão não reconhece no Sindserv a neutralidade necessária para reivindicar com legitimidade melhorias para a cidade ou para os servidores, vez que a diretoria e seus membros têm claras e explícitas pretensões político-partidárias e ideológicas, descaracterizando qualquer representatividade legítima em relação às reivindicações apontadas”.

servidores em assembleia

Em assembleia organizada pelo Sindserv, funcionários decidiram entrar em estado de greve porque reivindicam 17,78% de reposição salarial. Foto: Divulgação