Semasa resgata filhotes de corujinha-do-campo e falcão-quiriquiri

Animais foram encaminhados ao Parque Estoril e ao Parque Ecológico do Tietê

Semasa resgata filhote de corujinha-do-campo . Foto: Divulgação

 

A equipe de fiscalização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) foi acionada nesta segunda-feira (11) para resgatar uma corujinha, da espécie Athene cunicularia, também conhecida como coruja-buraqueira ou coruja-do-campo, que estava dentro de um ginásio esportivo, na rua João Fernandes, no bairro Jardim.

 

Ao atender a ocorrência, a equipe da autarquia verificou que se tratava de um filhote. Por estar separado da família e ainda ser muito pequeno, o animal foi levado na tarde desta segunda-feira ao Parque Ecológico do Estoril, em São Bernardo do Campo, parceiro do Semasa no resgate de animais silvestres, onde receberá assistência veterinária e será cuidado até que possa ser solto na natureza.

A coruja-do-campo é a espécie de corujas mais conhecida e abundante do Brasil. Além de ser encontrada em áreas abertas e campos também é facilmente encontrada em ambientes que foram modificados pela atividade humana e em áreas urbanas.

Falcão – No início do mês, a equipe do Semasa também atendeu uma ocorrência para resgate de outra ave filhote, desta vez tratava-se de um falcão-quiriquiri, da espécie Falco sparverius, que estava nas dependências de uma empresa na avenida dos Estados. O bicho foi encaminhado aos cuidados do Parque Ecológico do Tietê, localizado na capital.

 

Falcão quiriquiri foi encaminhado ao Parque Estoril e ao Parque Ecológico do Tietê. Foto: Divulgação

 

O Semasa destacou que quem vê ou encontra um animal silvestre perdido ou ferido deve entrar em contato pela Central de Atendimento nos telefones 115 ou 0800-4848115, pelo Facebook da autarquia, ou ainda fazer a denúncia por meio da GCM, no telefone 4428-1700, ou na Secretaria de Meio Ambiente. Maltratar animais é crime ambiental previsto pela Lei Federal 9.605/98 e pode acarretar em multa e detenção, quando identificado o infrator.