Semasa devolve à natureza coruja que é considerada uma das maiores do Brasil

Mais visitadas

Ave, que é difícil de ser vista, estava em uma residência na Vila Helena e foi levada à Mata Atlântica do Parque do Pedroso

Ave, que é difícil de ser vista, estava em uma residência na Vila Helena e foi levada à Mata Atlântica do Parque do Pedroso. Foto: Divulgação/Semasa

 

A maior coruja tropical, também considerada uma das maiores do Brasil, foi resgatada pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) na última segunda-feira (21/10). Conhecida também como murucututu-de-barriga-amarela, a ave chega a medir 54 centímetros.

A ave, que é uma espécie endêmica (se desenvolve em determinada região geográfica) da Mata Atlântica, tem hábitos estritamente noturnos e é de difícil visualização por habitar matas mais fechadas. Ela apareceu em uma casa que fica na avenida Áurea, na Vila Helena, e a moradora entrou em contato com o Semasa. Por causa do desmatamento, a coruja murucututu tem vindo para as áreas urbanas em busca de alimentos.

A aposentada Josefina Chiquinato, que mora no local há mais de 35 anos e nunca tinha sequer visto uma coruja de longe, recebeu a visita especial por volta de 10h30 do último domingo (20/10). Foi o seu filho que viu a ave no muro e a alertou. “Eu achei que ela fosse ficar um pouco e voar, mas não”, disse.

Por causa do animal, inclusive, a casa de Josefina virou ponto turístico. “Veio um monte de gente ver ela. Um vizinho até queria levá-la para casa para criar, mas eu falei que não pode, porque conheço a lei”, afirmou Josefina.

De acordo com a Lei Federal 9.605/98, manter animais de espécies da fauna silvestre sem permissão, autorização ou licença da autoridade competente, concedida pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), implica na prática de crime ambiental.

Após o Semasa resgatar a murucututu e constatar que ela não precisava de cuidados veterinários, a ave foi devolvida à natureza, sendo levada até o Parque do Pedroso.

Poucos minutos depois que o Semasa buscou o animal, a dona Josefina já estava sentindo a falta do bichinho. “Estou me sentindo feliz, mas vou sentir saudades, porque ela é linda. Mas sei que precisa ficar na natureza. Nenhum animal foi feito para ficar preso”, ponderou.

Quem vê ou encontra um animal silvestre perdido ou ferido deve entrar em contato com o Semasa, pela Central de Atendimento 115, pelo Facebook da autarquia, com a GCM (Guarda Civil Municipal), no telefone 4428-1700, ou com a Secretaria de Meio Ambiente de Santo André, pelo telefone 4433-1958.

 

Semasa devolve à natureza coruja que é considerada uma das maiores do Brasil. Foto: Divulgação/Semasa

 

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações