VOLTAR
  • Cultura e Lazer

Ribeirão Pires tem semana de Museus

Centro de Exposições e História promoverá atividades gratuitas com o tema “50 anos de 1968”, ano de grandes transformações

  • Museu de Ribeirão Pires tem atividades durante a semana.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 12/05/2018
  • Compartilhar:

Centro de Exposições e História promoverá atividades gratuitas com o tema “50 anos de 1968”, ano de grandes transformações

Museu de Ribeirão Pires terá atividades culturais durante a semana. Foto: Divulgação/PRP-Gabriel Mazzo

O Centro de Exposições e História “Ricardo Nardelli” realizará a partir desta segunda-feira (14/05) atividades gratuitas durante a 16ª Semana Nacional de Museus – “Museus Hiperconectados – Novas Abordagens, Novos Públicos”.

De acordo com a Prefeitura, o tema escolhido para este ano foi “50 anos de 1968”, período de muitas transformações para o Brasil e o mundo. “O contexto da época no País era o Regime Militar, o decreto do AI5 – Ato Institucional nº 5, a ascendência da Tropicália e a Marcha dos 100 contra a ditadura, com a mobilização dos jovens nas artes e na política. No mundo, o contexto era a Guerra Fria entre países de sistemas capitalista e socialista, o assassinato de Martin Luther King, a mobilização política dos jovens na Primavera de Praga contra o comunismo e a Greve de Maio, na França, entre outros acontecimentos.”, afirmou Prefeitura.

A programação para esta segunda-feira, começará 19h, na sede do Centro de Exposições, na rua Miguel Prisco, 286 – Centro. Haverá uma audição coletiva e debate sobre as principais canções do icônico LP White Álbum, dos Beatles, lançado em 22 de novembro 1968, e que resume o conturbado ano de 1968. Estão disponíveis 15 vagas para o evento e as inscrições podem ser feitas no site www.ceh-rp.site .

As atividades terão continuidade na quarta-feira (16/05), às 14h, no Anfiteatro Arquimedes Ribeiro, na rua Diamantino de Oliveira, 220, Jd. Pastoril. Neste dia, terá a performance “Cidades Hiperconectadas: Onde existimos?”. Foram disponibilizadas 200 vagas aos interessados em participar desse evento.

Ainda na quarta-feira, às 15h, está agendada a palestra “50 anos de Guerra e Paz na Aldeia Global”, que abordará a obra do escritor Marshall McLuhan. O autor cravou o termo “aldeia global”, em 1968, para definir o que seria a internet, inventada e utilizada como experiência laboratorial somente em 1969. Para McLuhan, essa nova tecnologia seria capaz de provocar mais descontinuidades, diversidades e divisões do que em outras épocas.

A agenda para a quinta-feira (17/05) começa 14h, e envolve o Grupo Tefel (Teatro Felício Laurito), no Anfiteatro Arquimedes Ribeiro, que fica na rua Diamantino de Oliveira, 220, Jardim Pastoril. Há 200 lugares.

No sábado (19/05), às 15h, terá “50 anos de Romeu e Julieta, de Franco Zefirelli”, no Centro de Exposições e História “Ricardo Nardelli”. Até os dias atuais esse filme é avaliado como a melhor adaptação da tragédia de Shakespeare para o cinema. Durante a atividade será realizada a audição da trilha sonora desse clássico, em LP mono. Posteriormente, haverá a exibição do filme. Há 15 vagas.

Os interessados em participar das atividades podem acessar os sites www.ribeiraopires.sp.gov.br e www.ceh-rp.site ou página oficial da Prefeitura no Facebook. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4828-9049.