VOLTAR
  • Espaço Pet

Sem erros de Carnaval com seu pet: saiba como aproveitar a folia com o melhor amigo

Fuja dos sprays coloridos e lantejoulas, que são tóxicos para os animais; viagens, calor e barulho também são pontos de atenção

  • Se vai fantasiar seu pet, escolha tecidos finos e leves que não aumentem a temperatura ou atrapalhem a mobilidade do bichinho.
    Foto: Divulgação
  • Por: Juliana Finardi
  • Publicado em: 18/02/2023
  • Compartilhar:

Fuja dos sprays coloridos e lantejoulas, que são tóxicos para os animais; viagens, calor e barulho também são pontos de atenção

Cão com fantasia de carnaval

Se vai fantasiar seu pet, escolha tecidos finos e leves que não aumentem a temperatura ou atrapalhem a mobilidade do bichinho. Foto: Divulgação

Você sabia que glitter, lantejoulas, purpurina, spray colorido e plumas usados por humanos são tóxicos para os animais? Pois é!

A veterinária fundadora da rede de hospitais Pet Care, Carla Berl, explica que estes itens podem desencadear alergia e até intoxicação nos animais de estimação em virtude dos componentes químicos que compõem os enfeites.

“Caso o pet apresente sintomas como coceira, lambidas em excesso, vermelhidão na pele, irritação, inchaço, vômitos ou diarreia, consulte imediatamente seu médico veterinário”, diz a veterinária.

Ela também explica que como os adereços e roupinhas não são hábitos naturais dos bichos, é preciso fazer um teste com o melhor amigo para checar se ele não fica incomodado com os acessórios. O assunto fantasia, aliás, precisa de atenção especial. Nas palavras de Carla, “os pais adoram, mas os peludos detestam fantasia.”

“Se seu cão ficar parado, te olhando como que diz “tira isso de mim”, ou tentando arrancar a fantasia, não pense duas vezes em desmontar o look!”

Com relação ao calor e às altas temperaturas que têm sido observadas nos últimos dias, a veterinária da Nestlé/Purina, Amanda Lopes, diz que animais como cães e gatos possuem pelos que servem de proteção e podem ampliar a sensação térmica.

Então, se você vai fantasiar seu pet, escolha tecidos finos e leves que não aumentem a temperatura ou atrapalhem a mobilidade do bichinho. Outra dica muito importante é não cobrir partes importantes do corpo como ouvidos, olhos e focinho.

“Não pinte os pelos dos animais. Isso pode provocar diversas reações alérgicas e problemas de pele. Se possível, opte por adereços como bandanas coloridas e pequenos adesivos que são voltados para enfeitar os pets após o banho, ele se sentirá mais confortável”, afirma Amanda.

Outro ponto importante é que o tutor não pinte o pet: seu pelo e pelagem não estão preparados para a composição das tintas que são encontrados no mercado.

Para o pet folião, hoje existem vários bloquinhos pet friendly, normalmente menores e mais familiares. É preciso salientar que o tutor deve pensar na exposição excessiva ao sol e calor intenso. Assim como nós podemos passar mal nessa época do ano, o cão não está livre disso.

“Coloque seus pés descalços ou as palmas das mãos diretamente no asfalto, se você aguentar o contato por menos de dez segundos, o cão pode não aguentar e queimar as patas”, diz a veterinária da Nestlé/Purina.

Evite multidões

É importante evitar multidões e caminhar por locais onde a concentração de pessoas é um pouco mais comum quando comparado aos passeios regulares. Isso evita um susto ou estresse, que possa causar mal-estar ao pet.

Uma vez decidido que o pet irá acompanhar o tutor folião, vale observar se o ambiente e o horário da folia são adequados para seu amigão. Ou seja, muito cuidado com o calor e com a aglomeração!

“Já que eles não transpiram como nós, o termômetro lá em cima pode causar hipertermia, que é semelhante a uma febre, quando o corpo fica com uma temperatura mais elevada do que o normal. A temperatura dos pets normalmente é 38,5 graus até 39,2 graus.

É de fundamental importância evitar horários de sol muito quente (entre 10 e 16 horas) pois os cães são sensíveis e podem desenvolver câncer de pele. Além disso, sempre levar uma fonte de água fresca, ofertando com frequência.

cão com fantasia em Santo André

É importante evitar multidões e caminhar por locais onde a concentração de pessoas é um pouco mais comum quando comparado aos passeios regulares. Foto: Divulgação/PSA-Alex Cavanha

Alguns sinais que mostram que seu pet está com calor:

Ele fica ofegante. Neste momento ele está inspirando o ar fresco e expirando o ar quente para perder esse calor. Porém, em dias de temperaturas acima de 28º essa perda é mínima. Quanto mais ofegante o animal estiver, maior é o calor que ele sente.

1 – Se seu animal estiver muito ofegante, coloque-o na sombra e, se for necessário, refresque-o com um banho de água fria

2 – Opte pela folia nas horas mais amenas do dia como de manhã cedinho e comecinho da noite. A temperatura elevada esquenta o asfalto e pode machucar as almofadinhas da pata, criando um desconforto a mais

3 – Leve sempre uma garrafinha de água e mantenha seu amigão hidratado

4 – Mantenha o bichinho na guia para evitar confronto com outros animais que podem resultar em machucados, bem como ele ingerir bebida alcoólica, restos de comida que podem levar à intoxicação

5 – Use protetor solar em você e no seu pet

Viagens

Se você optou pela famosa viagem de Carnaval com o pet, cuidados básicos no transporte como caixinhas se for em viagens de ônibus e cintos de segurança para os carros, devem ser seriamente seguidos.

Outro ponto importante são as paradas programadas a cada duas ou três horas em viagens longas. Durante estes descansos, encontre um local adequado para que o pet faça as necessidades e se hidrate.

Quanto às hospedagens, restaurantes e locais de passeio, os especialistas recomendam que os tutores procurem sempre os locais pet friendly para não ter surpresas nem situações de desconforto para humanos e bichinhos.

Para quem vai deixar os pets em casa durante a viagem da família, principalmente os gatinhos, que se sentem mais desconfortáveis fora de seu ambiente controlado, é importante contar com os cuidados de uma catsitter ou petsitter, que vai garantir o bem-estar do pet durante a ausência dos tutores.

pet dando lambida em uma criança

Seguindo as dicas de especialistas, você pode aproveitar melhor a folia com o o seu amigo de quatro patas. Foto: Divulgação/PRP

Barulho

Pensando nos pets que não são tão sociáveis (é sempre necessário avaliar a personalidade do pet), os dias de folia devem ser mesmo em frente à TV. Afinal, cães e gatos são mais sensíveis a barulhos e podem se assustar com a aglomeração.

Para abafar o barulho que vem da rua, feche as janelas e busque criar um som ambiente com uma música que o pet já está acostumado a ouvir. Tente criar um ambiente confortável! Atente-se a temperatura do local e tente manter a rotina dele a mais próxima do normal possível. O tutor tem responsabilidade em saber que dependendo de onde ele mora, talvez seja indicado levar o pet para um hotel em um lugar mais calmo.

Programação

No ABC, Santo André e Ribeirão Pires cancelaram as atividades programadas para tutores curtirem o carnaval com seus pets em virtude das chuvas que atingiram a região neste sábado (18/02).

 Pet fantasiada

Santo André contou com atividades para pets no pré-carnaval, no último fim de semana. Foto: Divulgação/PSA-Alex Cavanha