
A GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo iniciou, nesta sexta-feira (9/1), mais uma edição da Operação Bairro Mais Seguro, com atuação preventiva e ostensiva ao longo do dia na região do Batistini. A ação foi concentrada, principalmente, nos bairros Jardim Detroit, Carminha, Batistini e Sítio Bom Jesus, além de outros pontos mapeados como estratégicos a partir de dados técnicos e reclamações da população. A estratégia tem como foco antecipar a presença das equipes, reforçar o controle do território e impedir a formação de pancadões e aglomerações irregulares antes do período noturno.
A operação mobilizou 39 guardas, distribuídos em 20 viaturas, motocicletas, bicicletas, Base Móvel e equipes da Romu. Em balanço preliminar, foram apreendidas quatro motocicletas nos pontos de saturação pelo bairro. Além das abordagens e bloqueios, a operação também prevê levantamento de informações, registros técnicos e mapeamento de pontos recorrentes, que subsidiam ações futuras e fortalecem o planejamento operacional da GCM.
Desde a manhã, as equipes atuaram com patrulhamento ostensivo, posicionamento estratégico de viaturas, bloqueios e blitzes, especialmente voltadas à fiscalização de motocicletas e veículos em situação irregular. A medida busca dificultar o deslocamento para áreas críticas e reduzir o fluxo de pessoas antes do horário em que normalmente começam as concentrações.
O comandante da GCM de São Bernardo, Eduardo dos Santos, afirmou que a operação tem foco direto na perturbação do sossego e na retomada da ordem na região. “Estamos iniciando um policiamento intensificado, com patrulhamentos em toda a área e bloqueios estratégicos para fiscalização de veículos. O objetivo é inibir a perturbação do sossego, o fechamento de vias, o som excessivo e a baderna que vinha atormentando os moradores. A Guarda Civil Municipal vai atuar de forma firme para garantir tranquilidade e ordem pública a quem vive aqui”, destacou.
Uma comerciante da região, que preferiu não se identificar e trabalha no local há mais de 25 anos, relatou que a presença da GCM faz diferença no dia a dia. “Hoje, quando a gente vê as viaturas passando, parando na praça, a sensação é outra, a gente se sente mais segura. Depois que a GCM intensificou o trabalho, melhorou bastante. Ver essa operação hoje dá mais segurança para continuar trabalhando”, afirmou.
DORME BEM
À noite, a atuação da GCM será reforçada com a Operação Dorme Bem, ação permanente de patrulhamento preventivo voltada à garantia do sossego, da ordem pública e da tranquilidade da população durante a noite e a madrugada. A operação dá continuidade ao trabalho iniciado pela Operação Bairro Mais Seguro, mantendo o controle territorial e evitando a retomada de pancadões e aglomerações.
Responsável pela Inspetoria Batistini/Alvarenga, o inspetor Stracci destacou a integração das ações. “A Operação Dorme Bem entra para dar sequência ao trabalho que começou cedo com a Bairro Mais Seguro. A ideia é manter a presença da Guarda, evitar que os pancadões voltem e garantir que a população seja respeitada. É um trabalho contínuo, preventivo e de apoio à comunidade”, afirmou. A população pode acionar a GCM pelo telefone 153, canal direto para denúncias e solicitações de apoio.
