ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Sem classificação

Prefeitura de Ribeirão Pires inicia campanha de apoio à população em situação de rua

Operação mobiliza secretarias municipais em ação integrada de acolhimento, orientação e conscientização junto à comunidade e ao comércio local

Gislayne Jacinto
Última atualização: 10/05/2025 09:23
Por Gislayne Jacinto
Publicado 10/05/2025
Compartilhar
Prefeitura de Ribeirão Pires inicia campanha de apoio à população em situação de rua
Prefeitura de Ribeirão Pires inicia campanha de apoio à população em situação de rua. Foto: Divulgação

Ribeirão Pires deu início nesta semana à ação integrada entre as secretarias municipais da Prefeitura voltada ao atendimento e proteção da população em situação de rua. Concentrados na praça Central da Vila do Doce, equipes da Casa de Acolhida realizaram rondas e abordagens pelo Centro da cidade.

Durante as abordagens foram ofertados serviços de acolhimento e encaminhamentos à rede socioassistencial, além de orientações sobre cuidados com a saúde e higiene. Durante todo o inverno, a operação será intensificada com abordagens noturnas a partir das 22h, concentradas principalmente em pontos já mapeados pela equipe técnica da Prefeitura que apontam locais de permanência de pessoas em situação de rua.

Importante destacar que a ida à Casa da Acolhida é voluntária — o atendimento é realizado somente com o consentimento da pessoa abordada.

“A operação reforça nosso compromisso com o acolhimento humanizado e responsável. Atuamos para proteger quem mais precisa, com respeito, e orientar a sociedade sobre práticas seguras de solidariedade”, afirmou Leonardo Biazi, secretário de Assistência, Participação e Inclusão Social.

Ação Conjunta – Contando com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo e a Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social, será realizada uma campanha de conscientização junto aos comerciantes locais sobre os riscos sanitários relacionados à doação de alimentos, especialmente aqueles prontos para o consumo, como marmitas.

A Prefeitura reforça que é essencial seguir a legislação federal vigente — Lei nº 14.016/2020, que estabelece diretrizes para o combate ao desperdício de alimentos e regula a doação com segurança sanitária. A correta destinação de alimentos e o acompanhamento das práticas de distribuição são medidas que fortalecem a cidadania, protegem os comerciantes e contribuem para a efetividade das políticas públicas de assistência social.

Como ajudar – A população pode colaborar informando a presença de pessoas em situação de rua, especialmente em noites frias. Para acionar o serviço, basta ligar para o número (11) 4829-3090 e fornecer informações como:

* Endereço (aproximado) da via;
* Pontos de referência próximos;
* Características físicas e vestimentas da pessoa.

Tags:campanhamoradores de ruaprefeituraribeirão pires

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Audiência pública discute 1º Plano Diretor de Arborização em São Bernardo. Foto: Divulgação Audiência pública discute 1º Plano Diretor de Arborização em São Bernardo
Próximo artigo Mulheres protestam contra fome e o fim da escala 6x1 em supermercado de Diadema Mulheres protestam contra fome e o fim da escala 6×1 em supermercado de Diadema

Últimas notícias ABC Paulista

são paulo
São Paulo terá elenco quase completo para retorno do Brasileirão
19/07/2026
Blumenau é campeão do Especial de Futebol de São Bernardo nos pênaltis
Blumenau é campeão do Especial de Futebol de São Bernardo nos pênaltis
19/07/2026
Cachorrinhas abandonadas em terminal de São Bernardo são resgatadas
Cachorrinhas abandonadas em terminal de São Bernardo são resgatadas
19/07/2026
Messi argentina copa do mundo
Espanha x Argentina: Escalações foram definidas; saiba
19/07/2026
Com show emocionante da estrela sertaneja Simone mendes, Paço Municipal registra recorde de público; programação continua neste domingo
Simone Mendes lota segunda noite da Quermesse de Mauá em evento que já arrecadou 20 toneladas de alimentos
19/07/2026

Recomendadas

Prefeitura de São Caetano abre inscrições para oficinas culturais gratuitas do segundo semestre
São CaetanoCultura e Lazer

Prefeitura de São Caetano abre inscrições para oficinas culturais gratuitas do segundo semestre

19/07/2026
Ribeirão Pires promove eleição da Princesa do Festival do Chocolate 2026 by Chocolândia
Ribeirão PiresCultura e Lazer

Ribeirão Pires promove eleição da Princesa do Festival do Chocolate 2026 by Chocolândia

19/07/2026
Infantino fifa
Sem classificação

Copa do Mundo na China? Infantino sugere parceria com os EUA

18/07/2026
Vandalismo no Parque Linear: Prefeitura de São Caetano reforça segurança e faz apelo à população
São CaetanoCidades

Vandalismo no Parque Linear: Prefeitura de São Caetano reforça segurança e faz apelo à população

18/07/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?