Encontro teve por objetivo iniciar tratativas com o Estado para fortalecer turismo regional, mas chefes dos Executivos de 5 cidades da região não foram à reunião
Sem a presença de nenhuma prefeito, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC recebeu na manhã desta quinta-feira (16/05) o secretário estadual do Turismo, Roberto de Lucena, e iniciou tratativas para uma parceria com o Estado para fortalecimento do turismo regional.
Questionado como avalia a ausência dos chefes do Executivo da Região, Lucena preferiu não fazer críticas. Disse que foi uma reunião técnica. A reportagem apurou houve certo desconforto com o esvaziamento da reunião que foi agenda há dois dias. O Consórcio é composto pelas cidades de Santo André, Mauá, Diadema, Ribeirão Pires e Rui Grande da Serra. Nem o presidente da entidade, José de Filippi Júnior compareceu ao encontro.
Na reunião, o Fórum de Turismo Instância de Governança Regional (IGR), formado por integrantes das secretarias municipais, sociedade civil organizada e associações do setor, organizado pelo Consórcio ABC, apresentou as demandas da região para a área e detalhou o planejamento da instância responsável pela Região Turística ABCTur, batizada de Roteiro da Natureza e Indústria.
“A gente vem trabalhando em um planejamento estratégico, buscando parcerias tanto com o governo federal quanto com o estadual para investimentos no Turismo local. Temos projeto pronto de cicloturismo e outras ações possíveis, como a organização de uma rota regional gastronômica”, comentou o diretor de Desenvolvimento Econômico do Consórcio ABC, Joel Fonseca, que mediou o encontro.
O secretário estadual disse que a tendência é de o governo estadual investir em ações regionais e que o trabalho do Grande ABC já está preparado para dar continuidade na formalização de um acordo de cooperação técnica com governo do Estado.
“A região está de parabéns. O projeto aqui está organizado e bem amadurecido, com um planejamento estratégico baseado em dados para colocar velocidade às ações”, afirmou Roberto de Lucena.
Segundo o secretário estadual, o objetivo da pasta é criar ao menos 10 observatórios regionais de Turismo entre 2024 e 2025 em todo o Estado, sendo um deles no Grande ABC.
“A região aqui é um espaço de indução de turismo. Estamos nos colocando à disposição para seguirmos adiante nesta parceria com foco no fomento ao turismo regional das sete cidades”, comentou Lucena.
Entre os destaques do 71º aniversário da cidade está entrega da primeira Clínica Terapêutica de…
No momento da abordagem, os suspeitos tentaram fugir, mas foram contidos pelos policiais; com eles,…
Na abordagem, nada de ilícito foi encontrado com o suspeito, mas a consulta veicular revelou…
Ecovias reforçou que colabora com a PM Rodoviária e investiu na ampliação do sistema de…
Tráfego ficou lento do km 40 ao 49 do Rodoanel e causou transtornos ,principalmente nessa…
Alunos cobram mais ventiladores e dizem que ensino fica prejudicado sem as aulas presenciais