A Secretaria Municipal de Educação de São Bernardo do Campo realizou uma programação especial neste sábado (13/08), no Cenforpe , para a comunidade escolar. Mais de 2 mil pessoas – entre gestores de educação e professores, alunos e familiares -, participaram da atividade, que contou com torneio de jogos de raciocínio da Mind Lab, brinquedos infláveis, circuito de brincadeiras, recreação e opções de alimentação.
A intenção dos organizadores foi promover um resgate histórico dos jogos e brincadeiras e apresentar a abordagem socioemocional que beneficia cerca de 45 mil alunos, do 1° ao 5° ano, de 70 escolas do município. Por meio de uma parceria com a Prefeitura de São Bernardo do Campo, a Mind Lab disponibiliza conteúdos alinhados com a nova BNCC- Base Nacional Comum Curricular, que possibilitam mudanças na prática pedagógica e auxiliam na aprendizagem integral dos alunos de forma colaborativa.
Os jogos de raciocínio funcionam como recursos pedagógicos que simulam situações do cotidiano. Associados a reflexões provocadas pelos professores e métodos de organização do pensamento, os jogos promovem o desenvolvimento das funções socioemocionais e cognitivas dos alunos e os ajudam a construir seu autoconhecimento e autocontrole.
A Secretária da Educação de São Bernardo do Campo, Silvia Donnini, destaca a importância da presença das famílias no evento e a extensão do benefício da abordagem sócio emocional que a parceria oportuniza. “A parceria escola-família é essencial na formação das novas gerações. E a família pode ampliar as experiências e as reflexões utilizando o material didático integrante da metodologia Mind Lab.” A Secretária refere-se ao Livro da Família, que contempla uma jogoteca para promover momentos de desenvolvimento das habilidades socioemocionais em casa.
Por meio do Programa MenteInovadora, a Mind Lab trabalha com cerca de 70 jogos de raciocínio para o contexto brasileiro. O currículo é estruturado progressivamente por semestre para desenvolver habilidades específicas nos alunos de acordo com sua faixa etária e necessidades de desenvolvimento para alunos de 1 a 18 anos. Os professores recebem manuais que explicam e estruturam cada lição em detalhes para apoiar o desenvolvimento do conjunto de competências do currículo para o respectivo semestre.
Um Torneio de Damas integrou a programação deste sábado.
Conheça os ganhadores:
1º lugar: João Vitor Leoni Carvalho EMEB Padre Fiorenti Helena.
2º lugar: Leandra de Freitas Félix EMEB Professora Jandira Maria Casonato.
3º lugar: Davi Lucas Araújo de Souza EMEB Doutor José Ferraz de Magalhães Castro.
4º lugar: Miguel Silva Delfino EMEB Prefeito Aldino Pinotti.
Com trajeto da Rua Tiradentes ao Centro, Linha de ônibus 02A entra em operação na…
Domingo no Pedroso integra calendário comemorativo do aniversário de Santo André
Confira as atrações gratuitas da Estância para este fim de semana em Ribeirão Pires
Cerca de 40 pets, entre cães e gatos, já vacinados, vermifugados e castrados, estarão prontos…
Linhas municipais e intermunicipais de ônibus terão trajetos alterados durante a realização da maratona, que…
Gilvan reforçou que a iniciativa busca garantir uma execução mais viável dos precatórios por parte…