VOLTAR
  • Cidades

Saúde Bucal de S.Bernardo recebe R$ 532 mil do Governo Federal  

Verba foi enviada para cidades que implantaram mais equipes de Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família

  • Verba foi enviada para cidades que implantaram mais equipes de Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família.
    Foto: Divulgação/PSBC-Ricardo Cassin
  • Por: Redação
  • Publicado em: 27/11/2019
  • Compartilhar:

Verba foi enviada para cidades que implantaram mais equipes de Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família

Verba foi enviada para cidades que implantaram mais equipes de Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família. Foto: Divulgação/PSBC-Ricardo Cassin

 

A Prefeitura de São Bernardo foi contemplada com verba do Governo Federal no valor de R$ 532.200,00, pela implantação de 30 novas equipes de Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família, no último ano.

Ao assumir a gestão, no início de 2017, o município dispunha apenas de 40 equipes, em 2019 este número aumentou para 80 e até 2020 serão 102 equipes trabalhando na cidade.

“Triplicamos em nosso mandato as equipes de Saúde Bucal com atendimento de qualidade”, declarou o prefeito Orlando Morando.

Atualmente, 380 profissionais trabalham na área odontológica no município, sendo 150 dentistas e 105 consultórios dentários. Estes profissionais são responsáveis pela oferta de aproximadamente 300 mil consultas odontológicas mensais nas 34 Unidades Básicas de Saúde e nos 3 Centros Especializados de Odontologia (CEO).

A inserção do paciente se dá pela presença na UBS por livre demanda. As urgências e emergências são atendidas no mesmo dia, normalmente pelo profissional que irá realizar todo o tratamento, exceto quando há triagem para especialidades, como endodontia e prótese dentária.

De acordo com o secretário de Saúde, Geraldo Reple Sobrinho, esse novo recurso será fundamental para dar continuidade a este importante trabalho na área e ampliar ainda mais os atendimentos. “O emprego da verba será prontamente avaliado, com a possibilidade de atualizar todos os consultórios dentários da cidade, ou ainda, adquirir outros equipamentos para as Unidades, para ofertar mais conforto ao tratamento dos pacientes”, avaliou Dr. Geraldo.

RECONHECIMENTO

Neste ano foram duas premiações pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO). A conquista do 5ª melhor do País na área de Saúde Bucal, na categoria acima de 500 mil habitantes, sendo a melhor posicionada entre as cidades do Estado de São Paulo e única do Grande ABC a ser citada no ranking.

A homenagem do Conselho Regional de Odontologia (CRO-SP), pelo 1° lugar na etapa estadual do prêmio nacional do Conselho Federal de Odontologia (CFO), foi entregue na última segunda-feira (25/11), pelo excelente trabalho da área na implantação e execução de serviços básicos de odontologia na rede municipal de Saúde, tais como: promoção de Saúde Bucal, Educação Permanente, Assistência Odontológica Básica e Especializada.