
Com o afastamento do prefeito Marcelo Lima (Podemos) pela Justiça, a vice-prefeita Jéssica Cormick (Avante) assume o comando da Prefeitura de São Bernardo do Campo a partir desta quinta-feira (14). A decisão judicial se deu no âmbito de uma investigação de suposto esquema de corrupção e lavagem de dinheiro.
Com 38 anos, Jéssica é sargento da Polícia Militar de São Paulo desde 2005 e assumiu seu primeiro cargo eletivo em janeiro deste ano. Ela se licenciou da corporação em 2024 para concorrer como vice na chapa de Marcelo Lima, que havia sido vice-prefeito na cidade. A escolha por uma policial militar foi porque em consulta popular viu que a segurança era a prioridade dos moradores de São Bernardo.

Investigação da Polícia Federal
O prefeito Marcelo Lima foi afastado do cargo após uma operação da Polícia Federal que investiga um suposto esquema de corrupção. Além do prefeito, o atual presidente da Câmara Municipal, Danilo Lima Ramos (Podemos), que é primo do prefeito, e o suplente de vereador Ary José de Oliveira (PRTB) também são alvos da investigação.
Perfil da nova prefeita
Jéssica Cormick é sargento da Polícia Militar desde 2005, onde se especializou em Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública. Ela é casada com o sargento Éder, também da PM, e mãe de uma menina. Segundo informações do site da prefeitura, ela está cursando um MBA em administração pública.
A prefeita empossada foi eleita em outubro de 2024 na chapa de Marcelo Lima e, antes de entrar para a política, sua carreira se desenvolveu inteiramente na Polícia Militar.