
Dois dias após a confirmação da vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre Flávio Bolsonaro (PL) no segundo turno das eleições presidenciais, o governador reeleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), usou as redes sociais na última terça-feira (27) para posicionar seu mandato diante do novo cenário político nacional. Em um pronunciamento focado no tom de transição e reestruturação, Tarcísio enfatizou a frase “a eleição passou” por seis vezes ao longo da gravação.
Embora tenha reconhecido formalmente o resultado apurado pelas urnas, o chefe do Executivo paulista ponderou que o fim do pleito não extingue o debate sobre o processo eleitoral. Na gravação, o governador apontou o que considerou excessos cometidos ao longo da campanha, fazendo menções diretas ao uso da máquina pública, ao lançamento de programas fora dos prazos permitidos e à atuação dos órgãos do Judiciário. Tarcísio, no entanto, não apresentou provas ou documentos que sustentem as acusações durante o vídeo.
Além de balizar sua posição sobre a disputa recente, o governador aproveitou a mensagem para traçar diretrizes para o futuro da oposição. Defendeu a necessidade de responsabilidade fiscal, corte de gastos públicos e a organização de um projeto consistente de país para os próximos anos.
A manifestação pública ocorreu no mesmo período em que vieram à tona as primeiras notícias sobre a ida do senador Flávio Bolsonaro para os Estados Unidos. Durante toda a declaração, Tarcísio de Freitas optou por não emitir comentários sobre a viagem de seu aliado político.
