Neymar é colocado em novo gramado sintético por Sul-Americana. Fotos: Raul Baretta/ Santos FC
O Santos progrediu na Sul-Americana e agora enfrenta uma antiga discussão que afeta diretamente seu principal jogador. O jogo contra o Atlético-MG nas quartas de final traz Neymar de volta a uma questão já familiar: o gramado sintético.
O jogador com a camisa 10 é a principal figura pública oposta ao uso de piso artificial no futebol brasileiro. Desde que voltou ao Santos, disputou apenas uma partida em gramado sintético — justamente contra o Atlético-MG, na temporada passada, em empate por 1 a 1.
O calendário do dilema
O Santos decidirá a vaga fora de casa, na Arena do Atlético-MG, que tem gramado artificial. Por ter campanha inferior na fase de grupos, o Peixe fará o primeiro jogo na Vila Belmiro e o segundo em Belo Horizonte. As datas previstas são as semanas de 8 a 10 de setembro (ida) e 15 a 17 de setembro (volta).
O problema se repete na Copa do Brasil
O dilema não será exclusivo da Sul-Americana. Nas quartas de final da Copa do Brasil, o Santos enfrenta o Palmeiras, que também adota piso sintético no Nubank Parque. A diferença é que, nesse confronto, o jogo no piso artificial será logo na partida de ida.
Neymar jogará?
O craque ainda não se pronunciou. Ele foi poupado de quase todas as partidas em sintético desde o retorno ao Brasil, mas o momento é decisivo. Após o jogo de ida contra o Macará, desconversou: “Ainda não sei.” Internamente, o Santos entende que sua presença é essencial nos dois mata-matas.