
O Campeonato Brasileiro de 2026 começou na última quarta-feira, 28, com os 20 clubes apresentando elencos renovados em relação ao fim de 2025. Um levantamento dos reforços revela um contraste estratégico marcante entre as equipes, com o Palmeiras adotando a política mais enxuta de todas.
Enquanto times como Mirassol e Remo empatam no topo da lista com 14 contratações cada — movimento impulsionado, no caso do Mirassol, por um alto número de saídas —, o Verdão optou pela contenção. O clube alviverde foi o único do Brasileirão a fechar apenas uma contratação: o volante Marlon Freitas, reforço considerado pontual para o meio-campo.
Palmeiras só contratou um jogador
A diferença é ainda mais evidente quando comparada a outros gigantes do futebol nacional. Clubes como Athletico Paranaense, Atlético Mineiro e Botafogo contrataram seis atletas cada. Até mesmo o Flamengo, que investiu pesado em nomes como Lucas Paquetá, chegou a três reforços.
O ranking completo mostra que, após Mirassol e Remo, aparecem Chapecoense (12) e Coritiba (10). Na parte de baixo, além do Palmeiras isolado, o Bahia contratou dois jogadores, enquanto um grupo de cinco times — incluindo Flamengo, Fluminense, Internacional e Santos — realizaram três contratações.
Ranking de reforços do Brasileirão:
-
Mirassol – 14 jogadores
-
Remo – 14 jogadores
-
Chapecoense – 12 jogadores
-
Coritiba – 10 jogadores
-
Vitória – 8 jogadores
-
Athletico Paranaense – 6 jogadores
-
Atlético Mineiro – 6 jogadores
-
Botafogo – 6 jogadores
-
Bragantino – 5 jogadores
-
Cruzeiro – 4 jogadores
-
Grêmio – 4 jogadores
-
São Paulo – 4 jogadores
-
Vasco – 4 jogadores
-
Corinthians – 4 jogadores
-
Flamengo – 3 jogadores
-
Fluminense – 3 jogadores
-
Internacional – 3 jogadores
-
Santos – 3 jogadores
-
Bahia – 2 jogadores
-
Palmeiras – 1 jogador