
O estado de São Paulo entra em estágio de atenção máxima a partir da noite desta quinta-feira (29). A Defesa Civil Estadual e a Climatempo emitiram alertas para a formação de um sistema de baixa pressão na costa paulista, que deve intensificar as precipitações e provocar chuvas persistentes e volumosas em praticamente todo o território até o fim da sexta-feira (30).
A mudança no tempo é reflexo da combinação entre o calor típico de verão, a umidade vinda da Amazônia e a nova área de instabilidade no oceano. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), embora a quinta-feira tenha começado com sol, a virada no tempo deve ocorrer entre a tarde e a noite, trazendo raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
Gabinete de Crise e Prevenção
Diante da gravidade do cenário, o Governo do Estado anunciou a mobilização presencial do Gabinete de Crise a partir das 8h desta sexta-feira. O objetivo é integrar agências de socorro para agilizar respostas a quedas de energia, bloqueios de rodovias e inundações. Ainda nesta quinta (29), às 10h, uma reunião estratégica com representantes de todos os municípios paulistas definirá as ações de contingência.
Áreas de Maior Risco
A principal preocupação das autoridades é o solo já saturado pelas chuvas dos últimos dias. Com a previsão de acumulados elevados, o risco de deslizamentos de terra e enchentes é considerado crítico.
| Nível de Risco | Regiões Afetadas |
| Muito Alto | Vale do Ribeira, Itapeva e Sorocaba. |
| Alto | Capital, Grande SP, Baixada Santista, Litoral Norte, Campinas, Ribeirão Preto, Bauru, Araraquara e Serra da Mantiqueira. |
| Médio | Presidente Prudente, Marília, Araçatuba, Franca, Barretos e São José dos Campos. |
Recomendações à População
A Defesa Civil reforça que os moradores de áreas de encosta devem ficar atentos a sinais como rachaduras em paredes ou inclinação de postes e árvores. A orientação é clara:
-
Jamais tente atravessar áreas alagadas ou enxurradas.
-
Acompanhe os alertas oficiais via SMS ou redes sociais.
-
Em caso de perigo imediato, acione o Corpo de Bombeiros (193) ou a Defesa Civil (199).
Previsão para o fim de semana: O sistema meteorológico deve começar a se afastar no sábado (31), permitindo a volta do sol entre nuvens e a elevação das temperaturas, embora ainda restem chances de pancadas isoladas à tarde devido ao abafamento.
