
Em um especial que celebra seus 25 anos — equivalente a um quarto do século atual —, o jornal português A Bola promoveu uma eleição para definir o melhor treinador do século XXI. O vencedor foi o português Abel Ferreira, atual comandante do Palmeiras, que superou grandes nomes do futebol luso e europeu, como José Mourinho e Jorge Jesus.
Prestígio construído no Brasil foi decisivo para Abel
Desde que deixou o PAOK, da Grécia, em outubro de 2020, Abel Ferreira acumula uma coleção impressionante de títulos pelo Palmeiras, fator que pesou decisivamente na votação. Em pouco mais de três anos no Brasil, ele conquistou dez troféus: duas Libertadores (2020 e 2021), dois Campeonatos Brasileiros (2022 e 2023), uma Copa do Brasil (2020), uma Supercopa do Rei (2023), uma Recopa Sul-Americana (2022) e três Campeonatos Paulistas (2022, 2023 e 2024).
Como foi a votação que premiou
A eleição teve formato misto, combinando a opinião dos leitores do jornal com o voto dos jornalistas da redação de A Bola, cada grupo com peso de 50%. A enquete fez parte de uma série de votações que elegeram também os melhores atletas e treinadores em diversas categorias, incluindo jogadores de Porto, Benfica e Sporting.
Ranking dos treinadores em A Bola
-
Abel Ferreira
-
André Villas-Boas
-
Fernando Santos
-
Jorge Jesus
-
José Mourinho
-
Leonardo Jardim
-
Marco Silva
-
Paulo Fonseca
-
Rúben Amorim
-
Sérgio Conceição
