Em um ato com a presença de viaturas e agentes das guardas municipais de São Caetano e São Paulo, nesta terça-feira (23/09), o prefeito Tite Campanella e o secretário de Segurança Urbana da capital, Orlando Morando, deram o pontapé inicial a uma ação conjunta entre os municípios para garantir, principalmente, o patrulhamento e bloqueios nas divisas entre as cidades.
“Planejamos esta ação – o prefeito Tite já havia feito toda essa integração, aliás foi o primeiro prefeito a trazer o Smart Sanca para a cidade de São Caetano com excelentes resultados. Temos aqui duas divisas que sempre foram um mapa de calor importante e conhecido, que é a região do Heliópolis com esta região da Guido Aliberti. A ideia é fazer um patrulhamento intensivo usando a inteligência”, explicou Morando.
A operação acontece das 17h às 2h com ponto de partida no cruzamento da avenida Goiás com avenida Guido Aliberti. O objetivo é inibir crimes patrimoniais, ampliar a presença preventiva e fortalecer a cooperação entre as corporações. Ao todo, são 125 agentes em 55 viaturas das duas guardas destacados na ação que prevê bloqueios rápidos, patrulhamentos táticos e abordagens sistemáticas a veículos, motos e pedestres em atitude suspeita. A PM também dará apoio na operação que tem previsão para durar até domingo.
Ele também reforçou que serão realizadas inspeções em placas de carros e motos. “Todos os suspeitos serão averiguados. Na cidade de São Paulo, em uma semana prendemos 50 motos com placas adulteradas e roubadas. Sem dúvida nenhuma, isso vai fazer parte das nossas ações que serão iniciadas hoje. A operação é mais intensa, mas ação será mantida permanente nas divisas.”
Ao afirmar que São Caetano sofre, nas divisas com assaltos a veículos e motoristas, furto de celulares, bolsas e quebras de vidros, o prefeito Tite Campanella ressaltou a recente assinatura de um convênio entre os municípios do ABC através do Consórcio Intermunicipal. “As GCMs não são obrigadas a atuar somente no limite das suas cidades. Fizemos recentemente no Consórcio a assinatura de um convênio que as GCMs patrulham outras cidades também, principalmente nas divisas e a mesma coisa estamos fazendo com São Paulo para que possamos ter esse patrulhamento ininterrupto.”
Questionado pelo ABCD JORNAL sobre alguma ação especial dedicada aos finais de semana, Morando afirmou que a segurança será feita igualmente em todos os dias. “Criminoso não escolhe o dia que vai roubar e a gente não pode escolher o dia que vai prender também. Temos de patrulhar, fortalecer, usar a inteligência, que é o que as duas cidades já estão fazendo. O que eu destaco de importante é o uso da inteligência: uma cidade que prendeu 51 (São Caetano) e nós chegamos a 1.945 no dia de hoje, com inteligência. É uma prova de que com uma segurança bem estruturada, é possível a gente vencer o crime.”
Veja a íntegra da entrevista de Orlando Morando e e Tite
