ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » São Paulo

Polícia identifica e prende em São Bernardo funcionário público que atacava ônibus  

Funcionário público há 30 anos confessou ter danificado 16 veículos no último dia 17 de julho e alegou à Polícia que queria “mudar o país” com as atitudes

Gislayne Jacinto
Última atualização: 23/07/2025 10:24
Por Gislayne Jacinto
Publicado 22/07/2025
Compartilhar
Funcionário público há 30 anos confessou ter danificado 16 veículos no último dia 17 de julho e alegou à Polícia que queria “mudar o país” com as atitudes
Funcionário público há 30 anos confessou ter danificado 16 veículos no último dia 17 de julho e alegou à Polícia que queria “mudar o país” com as atitudes. Foto: Reprodução/G1

 

A Delegacia Especializada de Investigações Criminais (DEIC) de São Bernardo do Campo identificou o responsável por uma série de ataques a ônibus no município e em outras cidades, incluindo a capital.  O homem, identificado como Edson Aparecido Campolongo, de 68 anos, é um funcionário público da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) do Estado de São Paulo. e trabalha como motorista do chefe de gabinete do órgão público.

O autor é um funcionário público há 30 anos e confessou ter danificado 16 veículos no último dia 17 de julho, além de ter participado de uma ação semelhante na Avenida Jorge João Saad, na cidade de São Paulo. Ele afirmou que queria “mudar o país” chamando a atenção por meio do vandalismo.

Delegados concederam entrevista coletiva e esclareceram o caso de vandalismo
Delegados concederam entrevista coletiva e esclareceram o caso de vandalismo. Foto: Divulgação

Durante diligências em sua residência e local de trabalho, foram apreendidos um estilingue e pequenas esferas de metal, utilizados nos ataques. As investigações apontam que os crimes foram planejados com antecedência, e que o homem é suspeito de recrutar outras pessoas para promover ataques. A Polícia segue com as investigações para identificar os demais envolvidos.

“As equipes conseguiram identificar o principal suspeito depois de cruzar as informações do carro usado por ele com imagens de câmeras de segurança e do sinal de celular. Com isso, conseguimos colocá-lo em pelo menos 19 casos”, informou o secretário-executivo da Secretaria da Segurança Pública, Osvaldo Nico Gonçalves, durante coletiva de imprensa.

Os policiais estiveram em dois endereços ligados ao suspeito e encontraram em um armário diversas esferas de metal e na casa dele um estilingue usado nos casos de vandalismo contra os coletivos.

Durante diligências em sua residência e local de trabalho, foram apreendidos um estilingue e pequenas esferas de metal, utilizados nos ataques.
Durante diligências em sua residência e local de trabalho, foram apreendidos um estilingue e pequenas esferas de metal, utilizados nos ataques. Foto: Divulgação

O homem foi descoberto após a identificação de um carro usado por ele nas proximidades dos locais onde aconteceram os atos de vandalismo. O irmão dele, que mora na região de Osasco, é investigado por dar suporte nas depredações. “Essa informação [do envolvimento do irmão] chegou hoje após o segundo interrogatório do suspeito na presença dos advogados”, destacou o delegado Domingos de Paula Neto, da Seccional de São Bernardo do Campo.

Ainda segundo a Polícia Civil, no decorrer das investigações, foram coletados diversos elementos que indicaram que as ações estariam planejadas há alguns meses.

 

Os suspeitos poderão responder por dano qualificado e atentado contra a segurança de transporte público. Hoje, a Deic de São Bernardo do Campo solicitou à Justiça a prisão preventiva de ambos.

Polícia identifica e prende em São Bernardo funcionário público que atacava ônibus  
Polícia identifica e prende em São Bernardo funcionário público que atacava ônibus. Foto: Divulgação

As motivações para o crime e o recrutamento de outros envolvidos nos danos ainda serão esclarecidos pela polícia que continua com as investigações.

“Acreditamos que essa prisão possa alavancar as investigações que estão em curso, pois já temos um desenho do que pode ter acontecido no âmbito desses ataques. Acreditamos que não existe só uma motivação. Existe o efeito manada, o contágio, o propósito inicial, assim como existe alguém pegando onda, uma sucessão de propósitos”, lembrou o delegado Ronaldo Sayeg, diretor do Deic.

Justificativa

O motorista Edson Campolongo, de 68 anos, disse em depoimento à Polícia que praticou os ataques aos coletivos para “consertar o Brasil” e “tirar o país do buraco”, porém reconheceu que “fez merd4” e “não tem nada a ver o que fez”.

O servidor estadual concursado há 30 anos relatou ainda ter recrutado o irmão, Sergio Aparecido Campolongo, de 56, que participou de ao menos dois ataques. A Polícia pediu a prisão preventiva dos dois.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por ABCD Jornal (@abcd_jornal)

- Públicidade -
Tags:funcionário públicoônibussão bernardosão paulovandalismo

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Lucas é sepultado em SBC sob forte comoção e cemitério é pichado com pedido de justiça Lucas é sepultado em SBC sob forte comoção e cemitério é pichado com pedido de justiça
Próximo artigo Homem tira a vida da esposa e também se fere em Diadema Homem tira a vida da esposa e também se fere em Diadema

Últimas notícias

São Paulo - Palmeiras
Qual foi a última vitória do São Paulo sobre o Palmeiras?
23/01/2026
Tiquinho - Santos
Santos e Tiquinho Soares vão negociar rescisão
23/01/2026
Candançan
Candançan é escolhido para apitar o Choque-Rei
23/01/2026
Final feliz: Cachorro que estava desaparecido no Ferrazópolis em SBC é encontrado por motoboy
Final feliz: Cachorro que estava desaparecido no Ferrazópolis em SBC é encontrado por motoboy
23/01/2026
Santos - Gabigol
Gabigol se consolida como vilão para o Corinthians; confira os números
23/01/2026

Recomendadas

Alisson Corinthians
São PauloEsporte

Alisson no Corinthians: Empréstimo até o final do ano fechado

23/01/2026
Santos - Gabigol
São PauloEsporte

Santos: Gabigol iguala Kléber Pereira em gols pelo clube

23/01/2026
GCM de São Caetano recupera veículo furtado em Santo André com apoio do Smart Sanca
São CaetanoCidades

GCM de São Caetano prende casal por furto em loja no Centro

23/01/2026
Rafinha no São Paulo
São PauloEsporte

Harry Massis pensa em Rafinha no São Paulo

23/01/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?