São Paulo pode ter tarifa zero de ônibus; Confira

Cidade planeja revolucionar seu transporte público com a gratuidade nos ônibus; Iniciativa busca impulsionar a economia; São Caetano foi a primeira do País a adotar modelo totalmente gratuito

Moradores poderão usar transporte sem pagar. Foto: Elisa Rodrigues/SPTrans

A cidade de São Paulo está prestes a testemunhar uma mudança significativa no seu sistema de transporte público. O prefeito Ricardo Nunes (MDB) anunciou planos para implementar a tarifa zero nos ônibus municipais. Essa iniciativa, prevista para começar em dezembro, pode ocorrer aos domingos ou durante o período noturno.

São Caetano foi a primeira do País a adotar modelo totalmente gratuito durante todos os dias da semana. Em Ribeirão Pires, aos domingos também não é cobrada tarifa.

O objetivo principal é impulsionar o comércio e a vida noturna da metrópole, especialmente durante o período festivo de fim de ano. Além disso, a medida visa avaliar o impacto de uma possível implementação permanente de gratuidade nos dias úteis.

Objetivo da tarifa zero é revitalizar economia local

A proposta surge como uma estratégia para revitalizar a economia local e estimular o movimento econômico. O prefeito Nunes destacou a importância de analisar o comportamento dos usuários e os benefícios econômicos que a gratuidade pode trazer.

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A escolha entre domingos ou noites ainda está em discussão, com uma inclinação para os domingos, considerados dias de menor movimento. Esta iniciativa não só aqueceria a economia, mas também contribuiria para a geração de empregos e fortalecimento econômico da cidade.

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Financiamento da gratuidade dos ônibus

Para viabilizar essa nova gratuidade, o prefeito está em diálogo com o relator do orçamento de 2024 na Câmara Municipal. A proposta inclui uma alocação de R$ 400 a R$ 500 milhões, além dos R$ 5,1 bilhões já previstos no orçamento do próximo ano para subsídios às empresas de transporte.

Essa quantia adicional seria necessária para cobrir os custos da gratuidade, seja aos domingos ou no período noturno.

Impacto do subsídio no orçamento de São Paulo

A cidade paulista já registrou um subsídio recorde de R$ 5,3 bilhões para as empresas de ônibus em 2023, o maior na história da cidade. Esse aumento é atribuído ao congelamento do preço da passagem em R$ 4,40 desde janeiro de 2020, uma medida para atrair mais usuários e recuperar o número de passageiros pré-pandemia.

No entanto, a implementação de uma política permanente de tarifa zero, estimada em pelo menos R$ 10 bilhões anuais, requer cautela para não comprometer o orçamento municipal. O prefeito enfatizou a necessidade de um planejamento cuidadoso, garantindo que recursos não sejam desviados de áreas essenciais como Habitação e Saúde.

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Redação

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