Variedades

São Luiz S. Caetano lança novo serviço com foco em endometriose

Núcleo especializado para tratamento da doença conta com estruturas completas para diagnóstico e tratamento

Endometriose Endometriose
São Luiz S. Caetano lança novo serviço com foco em endometriose.Foto: Divulgação

O Hospital e Maternidade São Luiz São Caetano conta agora com um serviço especializado em endometriose, doença inflamatória que atinge cerca de 10% da população feminina na idade fértil.

O Núcleo de Endometriose reúne em um único local as diferentes abordagens necessárias para diagnóstico e tratamento, com consultas ambulatoriais, equipe multiprofissional, exames, terapias, cirurgias e leitos de internação e UTI.

A endometriose ocorre quando as células do endométrio, tecido que reveste o útero, se encontram fora da cavidade uterina, se espalhando pela cavidade abdominal e até infiltrando outros órgãos e estruturas.

“Entre os principais sintomas estão dores incapacitantes, sangramentos, infertilidade e até mesmo sequelas em outros órgãos, como intestino, bexiga e ureteres”, explica Dr. Francis Helber, cirurgião ginecológico, especialista em procedimentos minimamente invasivos.

Outro ponto importante é em relação aos efeitos negativos causados pela demora na identificação da doença. “Com a progressão do quadro, os sintomas vão se intensificando e tem impacto cada vez mais negativo na qualidade de vida da mulher”, complementa Helber.

Dados apontam que, em média, o diagnóstico da endometriose pode levar até oito anos. “Nesse cenário, é extremamente importante um serviço especializado, capaz de identificar e iniciar o tratamento com rapidez”, enfatiza Dr. Anderson Nascimento, Coordenador Médico.

O Núcleo de Endometriose do São Luiz São Caetano conta com equipe multiprofissional composta por ginecologistas, urologistas, cirurgiões gerais, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos, além de um Grupo da Dor.

“Além de especialistas, a unidade possui também infraestrutura completa, como exames de imagem de última geração e centro cirúrgico com o que há de mais avançado na medicina, como cirurgia robótica”, destaca o coordenador.

Ao longo de sua trajetória, o hospital da Rede D’Or, e primeiro da bandeira São Luiz fora da capital paulista, preza pela qualidade técnica e assistencial, com cuidado humanizado e centrado no paciente. No ano passado, conquistou a Joint Commission International (JCI), uma das principais certificações internacionais de qualidade.

Entre as opções de tratamento para a endometriose está o uso de medicamentos para alívio dos sintomas ou hormônios para interrupção dos ciclos menstruais, além de cirurgia para remoção dos focos de acúmulo das células.

Share
Published by
Redação

Recent Posts

Jovem de 22 anos é  executado dento de carro em Rio Grande da Serra

Polícia investiga o óbito do jovem ocorrido na noite de quinta-feira  no bairro Pedreira

9 horas ago

Criminoso é preso após tentar passageiros em ônibus de Santo André

Desesperada, uma das vítimas gritou e o criminoso foi contido por passageiros até a chegada…

9 horas ago

Gilvan é homenageado com comenda nacional “Homens de Honra” pela ABRASCI em Brasília

Comenda reconhece pessoas que se destacam por sua conduta ética, coragem, compromisso público e contribuições…

11 horas ago

Diadema convoca 11 candidatos aprovados em Concursos Públicos

 Profissionais vão atuar nas secretarias da Prefeitura como Agentes de Serviços Gerais, Administrativos e Apoio…

11 horas ago

Escola Municipal de Artes de Ribeirão Pires comemora Dia Nacional do Choro

Celebrada no dia do nascimento de Pixinguinha (23), ação cultural reuniu músicos convidados, alunos, professores…

23 horas ago

Prefeitura de São Caetano institui o Programa Pró-Leite com auxílio de R$ 75 às famílias

Com o auxílio creditado em cartões, contemplados conseguirão comprar 2 kg de leite em pó…

9 horas ago