O prefeito de São Caetano do Sul, Tite Campanella, emitiu uma nota oficial de repúdio e solidariedade na tarde deste sábado (27), após o atentado a tiros que deixou em estado gravíssimo o 1º tenente da Rota, Ronickson Pimentel dos Santos. O crime ocorreu pela manhã na Avenida Goiás, uma das principais vias do município.
Em um forte posicionamento, o chefe do Executivo municipal garantiu apoio irrestrito às forças policiais e aproveitou para cobrar uma reforma na legislação penal do país.
“Crimes dessa natureza atentam contra toda a sociedade, não podem ficar impunes e reforçam ainda mais uma revisão das legislações brasileiras que hoje, infelizmente, dão mais proteção aos bandidos do que aos homens e mulheres que diariamente saem às ruas para nos proteger”, declarou Campanella.
Mobilização municipal e tecnologia nas buscas
O prefeito informou que determinou o uso imediato de toda a estrutura tecnológica de segurança do município para ajudar na identificação e localização dos atiradores. O sistema de monitoramento Smart Sanca e o contingente da Guarda Civil Municipal (GCM) atuam em conjunto com as polícias Civil e Militar.
“Desde os primeiros momentos após o crime, determinei que toda a estrutura da Prefeitura de São Caetano do Sul estivesse à disposição das autoridades responsáveis pela investigação”, destacou o prefeito, prestando solidariedade aos familiares, amigos e corporação da vítima.
Entenda o caso: Policial baleado é irmão de Eloá Pimentel
O tenente Ronickson Pimentel dos Santos — que é irmão de Eloá Cristina Pimentel, jovem morta em caso de grande repercussão nacional em 2008 — foi baleado na cabeça enquanto estava na Avenida Goiás.
Devido à gravidade dos ferimentos, o oficial precisou ser socorrido pelo helicóptero Águia, da Polícia Militar, e foi encaminhado ao Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, onde passou por uma cirurgia de emergência. Seu estado de saúde é considerado gravíssimo.
Reações das autoridades paulistas
O crime gerou forte comoção e reações enérgicas de lideranças políticas e de segurança da região do Grande ABC e do Estado:
- Tarcísio de Freitas (Governador de SP): Tratou o caso formalmente como um atentado e determinou “prioridade máxima” na caçada aos criminosos. “Quem atenta contra a vida de um policial atenta contra toda a sociedade e responderá por isso com o rigor da lei. Em São Paulo, não daremos um passo atrás no enfrentamento ao crime”, asseverou o governador.
- Carlos Secco (Secretário-adjunto de Segurança de Santo André): Prometeu uma resposta dura das forças policiais. “Só aguardem o que vai acontecer. Ninguém vai desafiar as forças policiais. Eles matam sem dó, pelas costas, na covardia. Isso não vai ficar assim.”
- Jéssica Cormick (Vice-prefeita de São Bernardo do Campo): Prestou apoio público nas redes sociais. “Minha solidariedade à sua família e amigos. Neste momento tão difícil, minhas orações estão com ele”.
O caso foi registrado e segue sendo investigado pela Polícia Civil como tentativa de homicídio. Diligências e buscas continuam na região para localizar os autores dos disparos.
