
Mais tradicional corrida de rua do ABC, a Prova de Reis realizou neste domingo (11/1) sua 49ª edição, com mais de 3 mil pessoas correndo e caminhando pelas ruas de São Caetano. Na prova masculina, Luiz Ferreira de Mesquita, 36 anos, conquistou o bicampeonato com o tempo de 33min30. Já pelo feminino, Ilda Cardoso Santana dos Santos, 46 anos e do IEMA (Instituto Elisângela Maria) de São Caetano, ficou com o título ao realizar a prova em 39min13.
A Prova de Reis já está consolidada no ABC como uma corrida voltada tanto para competidores quanto para famílias inteiras, pessoas idosas e com deficiência. “É uma prova bastante competitiva, e acredito que para mim foi facilitada pois já conhecia o trajeto, apesar de algumas mudanças. Diferentemente do ano passado, que vim correr sozinho, este ano estava com a família toda aqui torcendo e isso me deu mais gana ainda de vencer por eles”, revelou o bicampeão Luiz Mesquita, potiguar de Serrinha.
A campeã Ilda Cardoso é baiana de Uauá e treina há mais de um ano no IEMA, no Centro de Treinamento de Atletismo, no Bairro São José. “Já venho me preparando há mais de 6 meses para essa prova e antes de começar estava convicta de que tinha tudo para vencer a prova e foi o que aconteceu. Parabéns a todos os organizadores e um agradecimento especial ao meu treinador Wilson Parreira”, finalizou Ilda.
PROVA
A prova foi bastante competitiva e contou com algumas alterações realizadas pela SELJ (Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude) para esta 49ª edição. A prova teve apoio das secretarias de Mobilidade Urbana (Semob), para sinalização das vias e acompanhamento do trânsito nas intermediações da prova; de Saúde (Sesaud), com paramédicos e ambulâncias para quaisquer atendimentos que se façam necessários para competidores, de Segurança, com a presença de GCMs (guardas civis municipais), do Saesa e da Sesurb (Serviços Urbanos).
Este ano, houve pontos de corte no percurso a partir do km 6, e o atleta que completou, mesmo percorrendo um percurso menor na prova, recebeu sua medalha. Não foi o caso de João Victor Vieira, 30 anos, que fez o percurso completo pela primeira vez e terminou a prova entusiasmado.
“Já estou pensando em realizar uma prova em 2027 melhor que a deste ano. Gostei muito do percurso, com retas e subidas, o que torna a prova mais competitiva”, resumiu João Victor, que faz parte do Amigos Runner, um grupo de amigos que gostam de correr pelo esporte e pela amizade.

VENCEDORES
Os premiados e seus respectivos tempos das provas masculina e feminina da 47ª Prova de Reis foram:
Masculino
1ª – Luiz Ferreira de Mesquita (33min30);
2ª – Matheus Muniz Santos (34min00);
3ª – Matheus Victor Mello (34min46);
4ª – Adriano Pacheco(35min37);
5ª – Luiz Fernando Figueiredo (35min39).
Feminino
1ª – Ilda Cardoso Santos (39min13);
2ª – Janaina Molina de Andrade (41min06);
3ª – Cintia Mirella (41min18);
4ª – Valquíria Milaine Martins (44min40);
5ª – Luciana Ramos de Souza (44min55).

