
Um jovem de 19 anos foi brutalmente agredido por um grupo de aproximadamente 10 pessoas em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo. A Polícia Civil investiga a possibilidade de o ataque ter sido motivado por racismo. A vítima, que foi emboscada em uma praça após uma discussão na Escola Estadual Bonifácio de Carvalho Coronel, está internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
A confusão teve início na noite de terça-feira (5), durante o período de aulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Segundo a mãe do jovem agredido, os criminosos estavam armados com facas e objetos metálicos. Após o ataque, a vítima foi socorrida por comerciantes e levada para um hospital particular.
A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) informou que a discussão entre os estudantes começou pela internet e não dentro da escola e lamentou o ocorrido, reforçando ser contra qualquer forma de violência. A Diretoria de Ensino de São Bernardo do Campo, em conjunto com a gestão escolar, está prestando apoio à família do aluno e disponibilizou um psicólogo para atender a comunidade escolar.
Nota da Seduc
“A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo lamenta o ocorrido e reafirma ser contra qualquer tipo de violência, dentro ou fora das unidades escolares. A discussão entre os estudantes da EJA, todos maiores de idade, começou pela internet e a briga ocorreu fora da escola. A Diretoria de Ensino de São Bernardo do Campo e a gestão escolar estão prestando todo o apoio ao aluno e à sua família. Um psicólogo do programa Psicólogos nas Escolas foi disponibilizado para atender a comunidade escolar. O caso será registrado no aplicativo do Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar (Conviva) para acompanhamento. A DE de São Bernardo do Campo e a unidade escolar permanecem à disposição das autoridades e colaboram com as investigações”, informou a Seduc em nota enviada ao ABCD Jornal.
Smart Sanca
Câmeras de monitoramento da cidade foram cruciais para a identificação de três suspeitos: uma mulher de 19 anos, um homem de 25 e um adolescente de 17. A mulher era colega de sala da vítima. Os três foram detidos pela Guarda Civil Municipal e encaminhados para a delegacia de São Caetano do Sul.
De acordo com a Prefeitura, os guardas municipais chegaram ao local em menos de três minutos e encontraram um adolescente com ferimentos significativos na cabeça, resultantes de agressões com barras de metal. O jovem foi rapidamente socorrido e encaminhado ao Hospital São Luís, onde permanece internado em observação.
“Durante a abordagem, a GCM – com apoio das imagens do Smart Sanca – localizou e deteve três suspeitos envolvidos no caso. Foram apreendidos uma faca e dois bastões de metal que teriam sido utilizados nas agressões. As investigações preliminares indicam que o conflito teria origem em desentendimentos entre alunos de uma escola estadual da região. A vítima recebeu atendimento médico adequado e os envolvidos foram encaminhados à Delegacia Sede para as providências cabíveis. O adolescente infrator foi direcionado à Vara da Infância e Juventude”, afirmou a Prefeitura.
A Secretaria da Segurança Pública se pronunciou sobre o caso:
“Um casal de 25 e 19 anos foi preso em flagrante e um adolescente de 17 apreendido, na tarde de terça-feira (5), na Av. Goiás, no Centro de São Caetano do Sul. Segundo o boletim de ocorrência, o trio teria agredido um jovem de 19 anos por conta de um desentendimento com a autora, também de 19. Guardas municipais foram acionados e o jovem foi socorrido ao Hospital São Luís. Após patrulhamento, os suspeitos foram localizados e com eles apreendidos uma faca e dois bastões de ferro. Eles foram conduzidos à Delegacia de São Caetano do Sul, onde o caso foi registrado como tentativa de homicídio, e permaneceram à disposição do Poder Judiciário”.
.
