
Um ambiente mais arejado, mais acessível e capaz de captar energia solar é o que as mais de 120 mil pessoas que utilizam diariamente o terminal de São Caetano poderão contar a partir de agora. O módulo 1 do terminal rodoviário Nicolau Delic, onde embarcam e desembarcam os passageiros das linhas municipais, foi reinaugurado nesta quarta-feira (16/07) pelo prefeito Tite Campanella.
Antes de discursar e descerrar a placa de inauguração, o prefeito ouviu e cumprimentou munícipes e usuários, além de políticos que permaneceram próximos ao local onde a cerimônia aconteceria.
“Nesta primeira fase que está sendo entregue hoje, temos aqui células fotovoltaicas (que transformam luz solar em energia), foi aberto o teto para dar mais luminosidade e implementada uma nova comunicação visual”, disse o prefeito.
De acordo com ele, inicia-se agora a obra do módulo 2 desse terminal e dos boulevares adjacentes, além de uma rampa de acesso. “Essa reforma começa também a contemplar uma rampa do mesmo jeito que vai ter do lado do bairro Fundação, trazendo mais conforto e dignidade para as pessoas, um novo banheiro público de qualidade e mais uma escadaria e um túnel de acesso para os terminais”, explicou o prefeito.
Questionado pelo ABCD JORNAL sobre a possibilidade de a obra tornar-se exemplo para as demais cidades da região, Tite afirmou não achar que São Caetano deva ser modelo, mas compartilhar experiências com os municípios vizinhos para propiciar uma ‘economia de etapas’.
“Por exemplo, tarifa zero: o que aprendemos para que eventualmente Diadema, ou Ribeirão Pires possam aplicar? Somos parceiros nesses atalhos que as outras cidades podem pegar, mas não servimos de modelo porque nossa realidade é totalmente oposta. Somos uma cidade com dimensões pequenas, com forte arrecadação, mas experiências temos de compartilhar.”

Tite também fez questão de ressaltar a situação financeira da cidade e o compromisso de dar continuidade a todas as obras, sem interrupções. “Estive com o governador e ele falou sobre a dificuldade que o estado de São Paulo está tendo com a queda de arrecadação, o que também está acontecendo em nível global e das prefeituras em geral. Tem um problema financeiro aqui em São Caetano, não é mistério para ninguém, mas estamos trabalhando para solucionar essa questão. Uma dessas variáveis é não interromper obras primeiro porque você rouba da população o acesso àquela obra que é importante, segundo que você perde aquele dinheiro que já se investiu e tem um outro problema grave: a construtora, a empresa que ganha a licitação entra na Justiça daqui a alguns anos, ganha uma indenização milionária e acaba custando muito mais caro para a cidade.”
O deputado Tiago Auricchio, que também discursou durante a cerimônia, disse que se tratava de uma demanda antiga da população. “Por ser muito antigo e degradado, pequenas reformas já não eram mais permitidas ao terminal e sabemos que chegaria o momento de uma grande reforma. A gente sabe da demanda da acessibilidade que temos para chegar do lado da Fundação. Falo também de forma muito especial porque há dois anos estivemos aqui na inauguração da nova estação da CPTM, da linha turquesa, que acopla todo o nosso terminal ferroviário, de transporte urbano aqui da nossa cidade. Sem dúvida, todo mundo está muito contente com essa entrega especial do prefeito Tite para São Caetano.”
Smart Sanca
Durante o discurso, o prefeito também falou sobre a inauguração, no próximo sábado (19/07), do Smart Sanca, uma revolução tecnológica na mira da segurança pública através do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências). Pioneira no ABC, a cidade terá câmeras de monitoramento equipadas com reconhecimento facial para identificar procurados ou foragidos da Justiça.
“Já aconteceu, na fase de testes, de conseguirmos capturar seis pessoas que eram procuradas pela Justiça e agora estamos oficialmente colocando esse programa para funcionar, a partir de sábado, a exemplo do que já acontece em São Paulo.”
O prefeito também falou do objetivo de afastar de São Caetano as pessoas que são procuradas. “Se você quer tomar um chopp, não vá na Goiás porque se tiver pedido, a nossa GCM, a nossa PM vai te buscar. Você quer usar uma UBS, não venha em São Caetano porque as câmeras vão te denunciar, mostrar que você está lá e será capturado. Estamos fazendo isso para dar mais segurança para a população.”
