São Caetano vai analisar anticorpos contra a Covid na população

Mais visitadas

Prefeito em exercício, Tite Campanella, diz que testes serão feitos nos moradores para ajudar no planejamento da flexibilização de atividades comerciais, culturais e esportivas

Prefeito em exercício, Tite Campanella, diz que testes serão feitos nos moradores para ajudar no planejamento da flexibilização de atividades comerciais, culturais e esportivas. Foto: Divulgação/PSCS-Letícia Teixeira

 O prefeito em exercício de São Caetano, Tite Campanella (Cidadania), disse que, por meio de testes, a cidade vai analisar na população a presença de anticorpos contra a Covid-19. O resultado, segundo Tite, servirá de base para o planejamento e elaboração de ações que visam a flexibilização de atividades comerciais, culturais e esportivas na cidade.

A forma como será feita essa testagem está em estudo na Secretaria de Saúde. “Nós iremos realizar um teste com a população para ver se ela já tem algum tipo de imunidade. Não só aqueles que já estamos vacinando, que representam até agora 26% da população que tomaram a primeira dose e 16% que já tomaram a segunda. Então, vamos partir do princípio de que esses 16 % já estão imunes e temos um percentual que está prestes a ser imune, nós estamos com 40% da população (imune). Outros também já tiveram contato com o vírus, tiveram sintomas, já outros não tiveram sintoma nenhum e já tem algum tipo de imunidade também”, avaliou Tite.

Essa testagem, segundo Tite, pode ajudar na elaboração de novas ações no município no combate à pandemia. O objetivo é identificar a presença do anticorpo IgM e IgG contra a SARS-COv-2, vírus causador da Covid-19.

“A gente quer fazer um inquérito para descobrir qual a taxa de imunidade da população, para nós podermos facilitar a abertura das atividades econômicas, esportivas e culturais. Nós estamos falando hoje de 26% por cento da população imunizada , mas as vezes podemos ter 70% da população imunizada e a secretaria da Saúde está buscando a melhor forma que tenha um custo viável pra gente poder fazer tudo isso”, afirmou o chefe do Executivo.

São Caetano começou a vacinação contra a covid-19 no dia 19 de janeiro. Também já receberam as doses profissionais de Saúde, idosos de 64 anos ou mais, funcionários de asilos, profissionais da Segurança Pública e profissionais da Educação a partir dos 47 anos – cerca de 69 mil doses já foram aplicadas

 

Imunização

São Caetano inicia imunização dos idosos com 63 anos. Foto: Divulgação/PSCS-Letícia Teixeira

São Caetano do Sul deu início nesta quarta-feira (28/04) à imunização das pessoas com 63 anos, antecipado para esta quarta-feira (28/4). “A vacina salva vidas”, lembrou Mariza Petrucci. A moradora do Bairro Olímpico compareceu ao drive thru montado na Garagem Municipal, na Avenida Presidente Kennedy, acompanhada do marido, Luis Pedro, de 65 anos, que também já recebeu a primeira dose. “Quem poderia imaginar que estaríamos vivendo este momento (da pandemia do coronavírus)? Somente com todos vacinados é que poderemos sonhar em retomar a normalidade de nossas vidas”, concluiu.

A Dona Mariza e o Seu Luis integram os 26% dos moradores de São Caetano do Sul que já receberam a primeira dose. Na cidade, 16% da população já está imunizada com as duas doses, índice que é quase o triplo da média nacional.

“Além de salvar vidas, a vacinação em massa é o que nos permite a retomada gradativa das atividades comerciais, esportivas e de lazer. É o que nos permite projetar a volta à normalidade. Criamos, com a Secretaria de Saúde, um sistema de imunização ágil e extremamente organizado, que faz de São Caetano a cidade que mais vacina na Região Metropolitana”, ressaltou o prefeito Tite Campanella, que presenciou o início da aplicação das doses no novo grupo.

Nesta semana estão sendo vacinados 1.980 idosos com 63 anos, todos mediante o agendamento obrigatório no site coronavirus.saocaetanodosul.sp.gov.br – as doses enviadas pelo Estado para esse grupo são da AstraZeneca. Caso o munícipe não tenha como ir de carro, poderá ser imunizado a pé. Para a aplicação da dose, devem ser apresentados documento pessoal com foto, protocolo de agendamento e comprovante de residência.

 

 

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações