15 de junho de 2021

São Caetano vacina 105 transplantados e pessoas com síndrome de down

Mais visitadas

Imunização ocorreu neste sábado no Teatro Paulo Machado de Carvalho

São Caetano vacina 105 transplantados e pessoas com síndrome de down. Foto: Divulgação/PSCS-Eric Romero

A vacinação de pessoas com Síndrome de Down e moradores transplantados contra a covid-19 teve início neste sábado (08/05) em São Caetano. A aplicação da primeira dose foi em sistema drive-thru, montado em frente ao Teatro Paulo Machado de Carvalho (Alameda Conde de Porto Alegre, 840, Santa Maria). A Prefeitura também reserva um espaço para imunizar quem não tem carro.

A vacinação neste sábado foi das 8h às 14h. Foram imunizados 105 moradores desses dois grupos. Todos tinham acima de 18 anos. Pessoas com outras comorbidades começarão a ser vacinadas nesta segunda-feira (10/05).

 São Bernardo

 São Bernardo também anunciou neste sábado que dará início, nesta segunda-feira  a uma nova etapa da campanha de vacinação contra a Covid-19. Conforme as diretrizes dos planos Nacional e Estadual de Imunização, os novos públicos-alvo para imunização contemplam pessoas com Síndrome de Down e transplantadas com idade entre 18 e 59 anos, munícipes com doenças crônicas na faixa etária de 55 a 59 anos, além de gestantes e puérperas com comorbidades acima de 18 anos.

Para receber a vacina, é preciso realizar cadastro no site estadual (www.vacinaja.sp.gov.br), além de agendamento no portal da Prefeitura (www.saobernardo.sp.gov.br/web/coronavirus), onde é possível definir local, data e horário para receber a dose. No dia da vacinação, é obrigatória a apresentação de comprovantes específicos para cada grupo, além de comprovante de endereço, documento com foto, CPF, carteirinha da Unidade Básica de Saúde (UBS), além de comprovante do agendamento, impresso ou digital.

Qualquer pessoa com comorbidades com idade entre 55 e 59 anos deve apresentar comprovante da condição de risco por meio de exames, relatório ou prescrição médica. O mesmo vale para pessoas com Síndrome de Down com idade entre 18 e 59 anos. No caso dos transplantados de 18 a 59 anos (exceto transplante de córnea) que fazem uso de imunossupressor, os pacientes também devem apresentar comprovante de transplante e atestado médico que permita a vacinação.

No caso das grávidas e puérperas (mulheres até 45 dias do pós-parto) com comorbidades e acima de 18 anos, será necessário apresentar, no dia da vacinação, declaração do médico e termo de consentimento assinado (disponibilizado no site www.saobernardo.sp.gov.br/web/coronavirus em duas vias).

POSTOS AVANÇADOS – Para facilitar a vida dos vacinados e evitar aglomerações, a Prefeitura disponibiliza cinco postos avançados de imunização que funcionam das 8h às 12h e das 13h às 17h. São eles: drive thru do Paço Municipal (Praça Samuel Sabatini, 50, Centro), Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib (Avenida Kennedy, 1.155, Parque Anchieta), Ginásio Poliesportivo do Jardim das Orquídeas (Estrada do Poney Club, 90, Alvarenga), Ginásio Poliesportivo do Riacho Grande (Rua Marcílo Conrado, 210, Riacho Grande) e Clube dos Meninos (Av. Caminho do Mar, 3222 – Rudge Ramos).

PROFISSIONAIS DE SAÚDE – A Prefeitura também realiza a vacinação em primeira dose de profissionais da Saúde que possuem registro de classe e tenha idade entre 47 e 59 anos. No dia da vacinação, o profissional deve apresentar um documento com foto, comprovante de residência, holerite ou carteira de trabalho e a carteira da entidade de classe.

Outro grupo que está sendo vacinado em São Bernardo é o de profissionais da Educação partir de 47 anos, que atuam direta e cotidianamente nas escolas da Educação Básica públicas (federais, estaduais e municipais) e privadas, neste caso com a segunda dose do imunizante. Para os dois grupos, o agendamento obrigatório está disponível no site da Prefeitura.

SOLIDARIEDADE – Todos os postos de vacinação avançados de São Bernardo também são pontos de arrecadação de alimentos não perecíveis, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Trata-se do projeto Vacina Contra a Fome, realizado em parceria pelo Governo do Estado e Prefeitura por meio do Fundo de Social de Solidariedade (FSS). A ação convida as pessoas aptas a se vacinar contra a Covid-19 a doar um quilo de alimento não perecível.

Santo André 

A imunização contra a Covid-19 em Santo André também avançará mais uma etapa na segunda-feira quando a Prefeitura dará início à vacinação em munícipes com comorbidades e deficiências. É necessário realizar agendamento pelo site psa.santoandre.br/vacinacovid.

O grupo que começa a ser imunizado na segunda-feira inclui munícipes com comorbidades de 55 a 59 anos, pessoas com deficiência de 55 a 59 anos que recebem BPC (Benefício de Prestação Continuada), moradores com síndrome de Down de 18 a 59 anos, pacientes transplantados em uso de imunossupressor com idade entre 18 e 59 anos, munícipes em tratamento de hemodiálise (terapia renal substitutiva) e gestantes e puérperas com comorbidades a partir de 18 anos.

“Santo André avança na vacinação contra a Covid-19 e antecipa públicos prioritários para seguir com a imunização da nossa gente, que já ultrapassa 23% de vacinados. Um esforço constante para garantir mais doses e chegar ao maior número de andreenses imunizados”, assegurou o prefeito Paulo Serra.

Públicos – Todos os munícipes deverão, obrigatoriamente, levar comprovante de residência e documento que comprove que se enquadra nos critérios de vacinação, como relatório médico, declaração de transplantado e cartão BPC. Cada grupo será imunizado em pontos de drive-thru específicos, que irão funcionar das 8h às 17h.

Os moradores com síndrome de Down de 18 a 59 anos e as pessoas com deficiência de 55 a 59 anos que recebem BPC serão vacinados na segunda-feira, no Paço Municipal. No mesmo dia, os transplantados de 18 a 59 anos que fazem uso de imunossupressor serão imunizados no estacionamento do Grand Plaza Shopping.

Pacientes de 18 a 59 anos que realizam hemodiálise serão vacinados na segunda-feira, no Estádio Bruno José Daniel.

Munícipes com comorbidades entre 55 e 59 anos serão vacinados entre terça (11) e sexta (14), nos drive-thrus da Craisa, Estádio Bruno Daniel, Atrium Shopping e Grand Plaza. As gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias) com comorbidades receberão a vacina na terça e na quarta (12), no Paço Municipal.

A relação completa de comorbidades incluídas como prioritárias para a vacinação está disponível no site da Prefeitura de Santo André.

A imunização nesta etapa da campanha será realizada com um lote de 16.595 doses da vacina Oxford/AstraZeneca, produzida pela Fiocruz, que chegou nesta sexta-feira (7) em Santo André.

Profissionais da educação – Santo André também recebeu nesta sexta um novo lote de 1.340 doses da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, para continuidade da imunização dos profissionais da educação básica com mais de 47 anos. O agendamento deve ser feito pelo site psa.santoandre.br/vacinacovid.

No ponto de vacinação é obrigatório apresentar documento de identidade e o comprovante da primeira dose. Pacientes que estejam passando por tratamento oncológico devem levar, além dos documentos pessoais, uma carta de liberação médica.

Pontos de vacinação – Santo André conta com cinco pontos de vacinação drive-thru: Paço Municipal (Praça IV Centenário, no Centro), Craisa (acesso pelo portão 5, na rua Varsóvia), Estádio Bruno Daniel (Rua 24 de Maio, na Vila América), estacionamento do Grand Plaza Shopping (Avenida Industrial, 600, com acesso pelo portão do Centro Empresarial) e estacionamento do Atrium Shopping (acesso pela avenida Alexandre de Gusmão, s/nº, no estacionamento do piso G2).

Para atender o público que não tem carro, há também a opção de se vacinar em nove unidades de saúde, estrategicamente localizadas: USF Dr. Moyses Fucs, Centro de Saúde Escola, USF Vila Guiomar, USF Jardim Alvorada, USF Cidade São Jorge, USF Vila Luzita, USF Parque Miami, USF Cipreste e USF Recreio da Borda do Campo. Também é necessário realizar agendamento, exceto aos finais de semana. Neste domingo (9), excepcionalmente, todas as unidades estarão fechadas.

Para esclarecer dúvidas e obter outras informações sobre o cadastramento, além do portal da Prefeitura de Santo André, há também o telefone 0800-4848004.

 

 

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações