São Caetano terá a 1ª pista de Bobsled do Brasil no centro de atletismo

Mais visitadas

Parceria entre Prefeitura e Confederação Brasileira de desportos no gelo deve garantir treinamento de atletas e escolinha para as crianças

Atletas devem ensinar esporte nas escolas e no PEC. Foto: Cristiano Paes/Divulgação CBDG

 

A primeira pista de Bobsled do Brasil será em São Caetano. Uma parceria entre o Clube Paulista de Desportos no Gelo e a Prefeitura está em fase final de estudos e deverá viabilizar a instalação de uma pista de arrancada para o esporte no centro de atletismo da cidade. A iniciativa é apoiada pela CBDG (Confederação Brasileira de Desportos no Gelo).

“Temos a expectativa desta pista se tornar a principal infraestrutura para desenvolvimento de projetos de alto rendimento, com treinamentos da seleção nacional, mas também de fomento da modalidade, possibilitando a oportunidade para novos atletas e crianças ingressarem no esporte”, disse o diretor executivo de esportes da CBDG, Gabriel Karnas.

A secretária de Esportes da cidade, Renata Trevelin, disse que a discussão a respeito do Bobsled já é antiga e vem sendo feita há algum tempo. “Rapazes que vieram do atletismo, um deles é o Bindilatti, que foi atleta de São Caetano, precisavam de um local específico de treinamento. Então, solicitaram a lateral da pista de atletismo”, afirmou.

Edson Bindilatti iniciou sua carreira no atletismo através do qual conquistou títulos brasileiros, sul-americanos e até ibero-americano no decatlo. Em 2000, descobriu o bobsled e passou a dedicar-se à modalidade.

De acordo com a secretária, a viabilização da pista vai possibilitar aos atletas maior tempo de treinamento no Brasil, sem terem de sair do país. “Eles viriam para treinar na pista a parte de corrida e fazer ali uma pista de arrancada. Acho muito interessante porque será a primeira do Brasil e São Caetano merece”, disse.

Após batido o martelo, a cidade deverá receber como contrapartida um projeto para levar o bobsled para as escolas e para o PEC (Programa Esportivo Comunitário), que atende desde crianças até a terceira idade em iniciativas que promovem saúde e bem-estar da população através de práticas esportivas e de atividades físicas em geral.

“Eles vêm buscar justamente em São Caetano porque há condições e espaços adequados para a formação de esportes diferentes. Isso é muito fantástico para nós”, disse Renata.
Deverão ser investidos R$ 160 mil no projeto. Até meados de 2018, a gestão da pista de atletismo estava a cargo da B3 (antiga BM&F), que devolveu o espaço para a Prefeitura.

Conhecido como Fórmula 1 do Gelo, o esporte é olímpico e disputado em duplas ou quartetos que descem em um trenó em pistas de gelo. Nas competições, cada equipe faz de duas a quatro descidas e vence quem tiver o menor tempo no total.
Popularização

Fomentar e gerar oportunidade de prática esportiva para crianças e adolescentes estão entre os principais objetivos no projeto. “A CBDG recém inaugurou o Centro de Treinamento Arena Ice Brasil, localizado em São Paulo, para a prática das modalidades de patinação, hockey no gelo e curling, e esperamos que as modalidades de Bobsled, Skeleton e Luge (as 3 utilizam a mesma pista) possam também se tornar mais próximas dos brasileiros”, disse Karnas.

Quanto a escolinha, o diretor executivo de esportes da CBDG disse que será nos moldes do Centro de Lutas Mauro Chekin. Os interessados irão realizar as inscrições e, de acordo com o número de vagas, poderão iniciar. “O objetivo será trazer alunos das escolas de São Caetano e região para uma vivência na modalidade e iniciação ao treinamento para os interessados.”

Hoje, a Seleção Brasileira de Bobsled é formada por 7 atletas. “Com a construção da pista teremos a possibilidade de acompanhar e testar mais atletas, pois teremos a oportunidade de realizarmos seletivas permanentes para atletas ingressarem na Seleção. Os treinos serão diários, de segunda a sábado, e as escolinhas entre segunda e sexta. Só estamos aguardando a assinatura do Prefeito de São Caetano do Sul para iniciarmos as obras”, finalizou Karnas.

Mais publicações

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações