VOLTAR
  • Espaço Pet

São Caetano retoma programa de castrações em unidade móvel

Prefeitura informa que unidade móvel ficará no Parque Chiquinho; nesta sexta-feira foram castrados 14 gatos

  • São Caetano retoma programa de castrações em unidade móvel.
    Foto: Divulgação/PSCS-Letícia Teixeira
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 15/07/2022
  • Compartilhar:

Prefeitura informa que unidade móvel ficará no Parque Chiquinho; nesta sexta-feira foram castrados 14 gatos

Castramóvel de São Caetano

São Caetano retoma programa de castrações em unidade móvel. Foto: Divulgação/PSCS-Letícia Teixeira

A Prefeitura de São Caetano retomou nesta sexta-feira (15/7) o programa de castração, com a realização de 14 procedimentos em gatos. O projeto que faz parte da coordenadoria de Saúde e Bem-Estar Animal, ligado à Secretaria de Saúde, estava em fase de reestruturação.

“A Coordenadoria da Saúde e Bem-Estar Animal retoma hoje o programa de castrações em novo formato. O projeto funcionará com agendamento por e-mail, a equipe de veterinários fará a triagem dos casos e eles serão agendados para os procedimentos na unidade móvel, totalmente equipada e climatizada (com ar-condicionado). O trailer está localizado no Parque Catarina Scarparo D’Agostini, o Chiquinho”, explicou o prefeito José Auricchio Júnior.

Hoje, a demanda é de 116 gatos e 156 cães (72 machos e 84 fêmeas), que aguardam castrações. “A tendência é ter uma demanda crescente com retorno do programa. Só ontem, já recebemos 32 novas solicitações de castrações”, destacou a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.

Nadir Balconi Martins trouxe três de seus seis gatinhos para castrar: Joaquim, Antônio e Frederico. “Eles têm seis meses, resgatamos a mãe deles na rua e ela ficou prenha. Logo, que nasceram fiz a inscrição no programa e estou muito feliz em poder participar. Essas ações nos ajudam muito, seria muito custoso pagar a castração para três de uma vez”, destacou.

castração de gatos em São Caetano

Nesta sexta-feira foram castrados 14 gatos na unidade móvel. Foto: Divulgação/PSCS-Letícia Teixeira

A veterinária Bianca Pechinin recepciona os pets pela manhã, conversa com os tutores e explica todo o procedimento. Eles deixam os bichinhos no espaço e retornam à tarde, depois que eles se recuperam, para buscá-los. Não é necessário retornar para a retirada de pontos, eles são internos. “Os pets se recuperam muito rápido da intervenção cirúrgica e, possivelmente, eles vão se comportar como se nada tivesse acontecido. É preciso ter cuidado e lembrar que ele está recém-operado e com pontos, mesmo que não visíveis. É importante evitar que eles pulem e evitar atividades intensas nos primeiros dias”, afirmou.

Na próxima semana será a vez dos cães, estão agendadas dez castrações por dia. O programa municipal de castração é gratuito e destinado a animais resgatados, errantes, comunitários, de protetores independentes, adquiridos em feiras de adoções e de famílias de baixa renda cadastradas nos programas sociais do município.

Quem se enquadra nos critérios e tem interesse na castração, deve efetuar o pré-cadastro enviando e-mail para bemestaranimal@saocaetanodosul.sp.gov.br, com as seguintes informações: nome, endereço e telefone para contato, além de nome, idade, peso aproximado, sexo e raça do animal (e outras observações, se necessárias).

prefeito Auricchio

Prefeito participou da retomada ds castrações que teve início às 9h desta sexta-feira. Foto: Divulgação/PSCS-Letícia Teixiera

PROTEÇÃO ANIMAL

Recentemente o prefeito José Auricchio Júnior anunciou pacote de ações para proteção e bem-estar animal: criação do Hospital Veterinário Universitário, que será gerido pela USCS; criação do Programa Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal e da Subsecretaria de Proteção e Bem-Estar Animal; criação do Conselho Municipal de Bem-Estar Animal (projetos de lei que foram encaminhados recentemente à Câmara Municipal); criação da Unidade Básica de Saúde Animal e inserção de médicos veterinários nos NASFs (Núcleos de Apoio à Saúde da Família).