VOLTAR
  • Cidades

São Caetano realiza 5,3 mil atendimentos na Carreta Outubro Rosa

Uma carreta móvel, com dois andares e cinco consultórios, realizou diversos exames por agendamento e livre demanda

  • São Caetano realiza 5,3 mil atendimentos na Carreta Outubro Rosa.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 31/10/2023
  • Compartilhar:

 Uma carreta móvel, com dois andares e cinco consultórios, realizou diversos exames por agendamento e livre demanda

Carreta Móvel Outubro Rosa

São Caetano realiza 5,3 mil atendimentos na Carreta Outubro Rosa. Foto: Divulgação

Em outubro, mês de conscientização contra o câncer de mama, a Prefeitura de São Caetano do Sul prestou atendimentos com exames para mulheres na Carreta Móvel, que percorreu diversos espaços da cidade até esta terça-feira (31/10). Foram 1.397 ultrassonografias de mama, 757 mamografias, 628 exames de papanicolau, 2.474 testes rápidos e 44 atendimentos sobre planejamento familiar, totalizando 5,3 mil atendimentos.

Uma carreta móvel, com dois andares e cinco consultórios (dois utilizados para exames de ultrassonografia, um para mamografia, um para coleta de papanicolau e o outro para triagem e atendimento), realizou diversos exames por agendamento e livre demanda.

Foram realizados exames com agendamento para ultrassonografias de mama, abdominal pélvica, abdomen total, transvaginal, ultrassonografia de mama e mamografia. Também foram realizados exames de papanicolau, testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites, além de informações sobre planejamento familiar em livre demanda.

“São Caetano conta com uma linha de cuidados aos pacientes com câncer muito bem estruturada. O rastreio e diagnóstico, planejamento terapêutico e todo acompanhamento são cuidadosamente desenhados para que a assistência seja realizada de forma prioritária e humanizada”, explica a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.

Entre janeiro e setembro, foram realizadas 84 cirurgias de mama e mais de 500 quimioterapias no Centro de Oncologia. São cerca de 480 consultas realizadas por mês pela equipe de mastologia.

“Fiz a mamografia na carreta. Esperei apenas 15 dias entre o pedido médico e o agendamento do exame. Foi tudo muito rápido, organizado, amei o atendimento e fiquei muito satisfeita. Não existem motivos para reclamar do atendimento de São Caetano”, afirmou Maria das Graças Gomes, 57 anos.

Maria Sabrine Moraes da Silva, 35 anos, perdeu as ações da carreta no ano passado, mas este ano se programou para chegar a tempo. “Eu vi pelas redes sociais que os atendimentos seriam realizados durante todo o mês. Hoje, aproveitei o dia de folga para fazer papanicolau e os testes rápidos. Vir na carreta é mais prático. Está em locais de fácil acesso e já faz tudo no mesmo lugar”, destacou.

Mesmo com o fim das ações do Outubro Rosa, a mulher que tiver qualquer dúvida ou perceber alteração nas mamas deve procurar imediatamente a UBS do bairro, para que os encaminhamentos sejam feitos o mais breve possível.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), um a cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início. Alguns tipos de câncer, entre eles o de mama, apresentam sinais e sintomas em suas fases iniciais. Detectá-los precocemente traz melhores resultados no tratamento e ajuda a reduzir a mortalidade.