A Prefeitura de São Caetano do Sul publicou em seu Diário Oficial de quarta-feira (22/2) a LIRE (Lei de Incentivo à Regularização de Edificações), que autoriza a expedição de alvarás de conservação de imóveis construídos e/ou reformados irregularmente, mediante a apresentação de projeto de regularização e o recolhimento de impostos e taxas. A lei se aplica às edificações que apresentem condições mínimas de habitabilidade, com acessibilidade, segurança, higiene e salubridade.
Os imóveis a serem regularizados deverão estar em conformidade com a lei de Zoneamento Estratégico do Município (Lei nº 4.944, de 27 de outubro de 2010) e posteriores alterações. Além disso, a regularização garante a segurança da edificação e livra proprietários e usuários de transtornos.
Já os donos de imóveis em desacordo com o Código de Obras e a Lei de Zoneamento do Município estão sujeitos a multas, além de não conseguirem o Habite-se e, consequentemente, a possibilidade de realizar transações como financiamentos e transferências.
O secretário de Obras e Habitação (Seohab), Iliomar Darronqui, explicou a importância da regularização de edificações. “É essencial , tanto para o proprietário, que estará com sua residência ou terreno totalmente regularizado junto ao Poder Público, sem quaisquer transtornos, quanto para a Prefeitura, que terá ciência de que os imóveis estão dentro de todas as regulamentações necessárias para um controle mais adequado do parque edificado e da utilização do território do município”, resumiu Iliomar.
Para conceder os benefícios, a Prefeitura vai avaliar condições e documentos, como o terreno possuir área total menor do que 125m², AVCB e atender às normas de acessibilidade.
Principal objetivo da mudança é garantir a segurança jurídica da corporação, além da valorização dos…
Entre os destaques do 71º aniversário da cidade está entrega da primeira Clínica Terapêutica de…
No momento da abordagem, os suspeitos tentaram fugir, mas foram contidos pelos policiais; com eles,…
Na abordagem, nada de ilícito foi encontrado com o suspeito, mas a consulta veicular revelou…
Ecovias reforçou que colabora com a PM Rodoviária e investiu na ampliação do sistema de…
Tráfego ficou lento do km 40 ao 49 do Rodoanel e causou transtornos ,principalmente nessa…