VOLTAR
  • Cidades

São Caetano presenteia mães que dão à luz com projeto Árvore da Vida

Equipe de enfermagem está desenvolvendo o projeto Árvore da Vida, um carimbo feito com a placenta da mãe, logo após o nascimento do bebê

  • São Caetano presenteia mães que dão à luz com projeto Árvore da Vida.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 16/06/2023
  • Compartilhar:

Equipe de enfermagem está desenvolvendo o projeto Árvore da Vida, um carimbo feito com a placenta da mãe, logo após o nascimento do bebê

Enfermeira segura presente

São Caetano presenteia mães que dão à luz com projeto Árvore da Vida. Foto: Divulgação

Além de oferecer toda assistência humanizada durante o parto para as mães que dão à luz na maternidade do Complexo Hospitalar de Clínicas de São Caetano do Sul, a equipe de enfermagem está desenvolvendo o projeto Árvore da Vida, um carimbo feito com a placenta da mãe, logo após o nascimento do bebê.

Os primeiros quadrinhos foram entregues para as mamães pela secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, que também é ginecologista e obstetra. “É um carinho poder eternizar para a mamãe a imagem do local, que abrigou seu bebê durante nove meses. A placenta representa a maior ligação entre a mãe e o bebê dentro do útero, além de ser o local onde ocorrem as trocas de nutrientes entre a mãe e o bebê durante toda a gestação”, destacou Regina Maura.

Clara Samia Castro Bonfim Brito, mãe do Bento, foi uma das mães que recebeu a lembrança do momento do nascimento. “Já estou pensando em que lugar do quarto ficará o quadrinho. Foi uma grande surpresa, não esperava. A representatividade da placenta na gestação é algo inexplicável”, afirmou.

“É um presente para guardar por toda vida. Recordação de um momento único”, destacou Gabriela Martins, mãe da Heloísa.

Toda equipe de enfermagem do Centro Obstétrico passou por treinamento para aprender o processo de higienização da placenta e a forma de realizar o trabalho artístico com tinta guache, mistura de cores e a apresentação, que traz todas as informações do nascimento do bebê. “Existe toda uma técnica para trabalhar com a placenta, que é um órgão muito vascularizado. É preciso ter delicadeza, colocá-la em superfície lisa, colori-la com auxílio de gaze, carimbar e preencher com os dados do nascimento”, explicou a coordenadora do Centro Obstétrico e da Maternidade, a enfermeira Suzana Regina Soares.

Por mês, são feitos cerca de 50 partos e todas as mães receberão um quadrinho de recordação. “Cada trabalho é único, elas nunca ficam iguais. Imaginamos as misturas de cores, mas só conseguimos visualizar depois de carimbar na folha. É um trabalho lindo e as mães estão se encantando. Elas terão a gestação e o momento do parto eternizado”, afirmou a técnica de enfermagem Jaqueline Ribeiro.

O nome Árvore da Vida é dado pela semelhança do formato do órgão com uma árvore. O cordão umbilical remete ao tronco, os vasos sanguíneos aos galhos, e as folhas da copa o tecido placentário.  No momento em que o bebê nasce o cordão umbilical é clampeado e logo em seguida vem a saída da placenta. Neste momento, a equipe começa o trabalho artístico que será entregue às mamães.