VOLTAR
  • Variedades

São Caetano lidera ranking nacional de longevidade

Ranking envolvendo 5.570 municípios brasileiros foi divulgado nesta semana pelo Instituto de Longevidade que analisou 23 indicadores de Saúde, socioambientais e econômicos

  • São Caetano lidera ranking nacional de longevidade.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 27/10/2023
  • Compartilhar:

Ranking envolvendo 5.570 municípios brasileiros foi divulgado nesta semana pelo Instituto de Longevidade que analisou 23 indicadores de Saúde, socioambientais e econômicos

idosos de São Caetano

São Caetano lidera ranking nacional de longevidade. Foto: Divulgação

Cidade mais sustentável e com o maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do País, São Caetano do Sul desponta também no topo do Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade, que mapeou os 5.570 municípios brasileiros.

O ranking, divulgado nesta semana pelo Instituto de Longevidade, foi formatado em metodologia que analisou 23 indicadores de Saúde, socioambientais e econômicos. O objetivo é avaliar a capacidade dos municípios em criar as condições adequadas para um envelhecimento saudável e sustentável. Os dados analisados foram extraídos de fontes como o IBGE, o DATASUS e o INSS.

Esta é a terceira edição do Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade. São Caetano mantém o primeiro lugar alcançado em 2020. Na sequência do ranking das cidades com mais de 100 mil habitantes estão Vitória, Santos, Florianópolis e Curitiba.

Este é mais um resultado do conjunto de ações para os idosos colocadas em prática nas quatro gestões do prefeito José Auricchio Júnior. “Tratamos o envelhecimento saudável como uma política pública prioritária, que conseguimos consolidar ao longo dos anos. São diversas ações voltadas à prevenção de doenças e à promoção de Saúde, o que resulta no bem-estar do pessoal da terceira idade. Assim asseguramos os direitos do idoso, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade”, afirma o chefe do Executivo.

São Caetano se destaca no índice por ter a terceira maior expectativa de vida aos 60 anos e, proporcionalmente, a segunda maior população de idosos. A cidade também é a oitava do País no número de leitos hospitalares, a quinta com o maior número de profissionais com nível superior e a segunda com o maior número de procedimentos hospitalares realizados.

Dados do IBGE mostram que a população brasileira está envelhecendo cada vez mais. A previsão é a de que, em 2050, um a cada quatro brasileiros tenha 60 anos ou mais, uma condição que já é realidade em São Caetano – estudo divulgado neste ano pela Fundação Seade revela que 24,8% da população do município é formada por idosos.

AÇÕES

Para assegurar o envelhecimento saudável, a Prefeitura mantém diversas ações referenciais. São Caetano possui seis CISEs (Centros Integrados de Saúde e Educação). Os espaços são verdadeiros clubes da terceira idade, mas que podem ser frequentados por moradores a partir dos 50 anos. Aulas de violão, teatro, canto, dança, ginástica, yoga, Pilates, hidroginástica, bocha, vôlei, artesanato, idiomas e atendimentos de Saúde estão entre os serviços oferecidos.

Dessa forma, a atenção em Saúde é aliada a diversas atividades culturais e esportivas que garantem mente e corpo sadios. E, mais do que isso, a inserção e reinserção do idoso na sociedade.

Neste contexto está inserido o Programa Agente Cidadão Sênior, criado em 2007, e que já ofereceu ocupação e renda a milhares de idosos, por meio da prestação de serviços em departamentos públicos.

Outro destaque é a UniMais (Universidade Aberta da Terceira Idade), parceria da Prefeitura com a USCS, que oferece a oportunidade de convivência e aprendizagem, sem a exigência de grau de escolaridade anterior, apenas o nível básico de leitura e de escrita. Entre as disciplinas estão Música e Saúde, Pilates, Corpo e Equilíbrio, Segurança e Qualidade de Vida, Nutrição, Motivação e Comportamento, Informática, Teatro e Turismo.

MELHOR CIDADE PARA SE APOSENTAR

São Caetano é também a melhor cidade do Brasil para se aposentar, de acordo com levantamento divulgado pela Revista Forbes que considera critérios como acesso a serviços de saúde de qualidade, opções de moradia adequadas, oferta cultural e recreativa.

A publicação destaca São Caetano como uma das quatro cidades do Brasil que oferecem saneamento para 100% da população (tratamento e coleta de esgoto, abastecimento de água e coleta e destinação de resíduos sólidos), além de possuir o melhor IDH do País. Ressalta, ainda, a oferta de estabelecimentos para condicionamento físico, o que reflete o compromisso do governo com um estilo de vida saudável de seus moradores.