VOLTAR
  • Cidades

São Caetano lança programa Saúde em Dia e amplia atendimento

A princípio serão ampliados os atendimentos de Oftalmologia, Ortopedia, Endoscopia e Colonoscopia, pois exames e cirurgias ficaram represados na pandemia

  • Exames, consultas e cirurgias ficaram represados na pandemia.
    Foto: Divulgação/PSCS
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 12/08/2021
  • Compartilhar:

A princípio serão ampliados os atendimentos de Oftalmologia, Ortopedia, Endoscopia e Colonoscopia, pois exames e cirurgias ficaram represados na pandemia

Exames, consultas e cirurgias ficaram represados na pandemia. Foto: Divulgação/PSCS

A Prefeitura de São Caetano do Sul lança o Programa Saúde em Dia, que vai ampliar a capacidade de atendimento em consultas de especialidades, exames diagnósticos e cirurgias, proporcionando ao paciente o tratamento completo. Para isso, a rede de Saúde foi organizada com a ampliação do horário de atendimento após as 17h30, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, de acordo com a agenda e critérios de cada especialidade.

“No período de pandemia , para evitar a circulação de pessoas nas unidades de Saúde e hospitais, reduzimos consideravelmente o fluxo de consultas, exames e cirurgias. Agora, com uma boa parte da população já vacinada, é hora de ampliar o atendimento e realizar exames e cirurgias que ficaram represadas. Vamos deixar a Saúde em dia”, anunciou o prefeito Tite Campanella, em live transmitida nas redes sociais nesta quarta-feira (11/8).

A princípio serão ampliados os atendimentos de Oftalmologia, Ortopedia, Endoscopia e Colonoscopia. “Vamos iniciar pelo serviço de Oftalmologia na segunda, dia 16. Também vamos fazer atendimentos de Endoscopia, Colonoscopia e Ortopedia, além das cirurgias oftalmológicas que serão realizadas aos sábados, com início no dia 25 de agosto. O prazo de execução para atendimento da demanda é de cinco meses, com ciclo completo, que compreenderá exames, consultas e até cirurgia”, afirmou o secretário de Saúde, Danilo Sigolo.

A expectativa é a de atender cerca de 3,3 mil pacientes que aguardam consulta oftalmológica, em horário estendido até 20h30, e cerca de 600 pacientes em espera para cirurgia oftalmológica, aos sábados. Se durante a consulta oftalmológica for diagnosticada a necessidade de cirurgia, será agendada na conclusão do atendimento. Com o programa, estima-se o aumento de 420 consultas e 50 cirurgias oftalmológicas por semana, equalizando em dois meses a fila represada.

Também serão cerca de dois meses o prazo para reduzir a fila de espera para os exames de Endoscopia e Colonoscopia com a ampliação das agendas, que deve atender 680 pacientes por mês, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30.

Já na especialidade de Ortopedia espera-se reduzir a fila represada em até cinco meses, aumentando a capacidade de atendimento em mais 160 consultas durante a semana.

A Central de Agendamentos já está entrando em contato com os munícipes para agendar os exames e cirurgias. A cada sábado será realizado um tipo de cirurgia oftalmológica.