VOLTAR
  • Cidades

São Caetano lança Programa de Educação Nutricional em EMEI

Programa de Educação Nutricional consiste em uma série de ações de incentivo à alimentação saudável, implementadas com a parceria da USCS

  • São Caetano lança Programa de Educação Nutricional em EMEI.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 30/08/2023
  • Compartilhar:

Programa de Educação Nutricional consiste em uma série de ações de incentivo à alimentação saudável, implementadas com a parceria da USCS

Programa de Educação Nutricional

São Caetano lança Programa de Educação Nutricional em EMEI. Foto: Divulgação

Na terça-feira (29/08), o prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, fez o lançamento oficial do programa ProNutri, na EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Helena Musumeci, localizada no Bairro Nova Gerty.

O Programa de Educação Nutricional consiste em uma série de ações de incentivo à alimentação saudável, implementadas com a parceria da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) e o acompanhamento do chefe do Executivo, que está fazendo visitas às escolas para conversar com a comunidade escolar e enfatizar a importância do programa.

Também estiveram presentes ao lançamento do ProNutri a secretária de Educação, Minéa Fratelli, o secretário de Assistência e Inclusão Social, Thiago Mata, a diretora do Departamento de Alimentação Escolar, Rose Fiorotti, e o reitor da USCS, Leandro Prearo, acompanhado de professores e alunos dos cursos de Arquitetura e Nutrição, que darão consultoria às escolas para a implementação das hortas e orientação aos pais de alunos sobre alimentação saudável.

Assim que chegou, o prefeito foi conhecer o espaço da escola destinado à criação da horta, um aspecto fundamental do ProNutri. A horta escolar irá enriquecer a merenda escolar e, tem, sobretudo, uma importância pedagógica, ensinando as crianças a valorizar a diversidade dos alimentos e adquirir hábitos saudáveis. “Todas as 66 escolas da rede municipal de ensino terão hortas próprias até o final do ano. Esperamos que as famílias se envolvam nesse projeto”, destacou Auricchio.

A EMEI Helena Musumeci já tem um espaço reservado para a sua horta escolar, com a terra preparada para receber as primeiras mudas. “Estou muito feliz de ver como as escolas estão se organizando para esse projeto, sempre com muita criatividade”, elogiou a secretária de Educação Minéa Fratelli.

Um momento especial do evento foi a partilha do lanche: crianças e pais ou responsáveis foram convidados a apreciar alguns alimentos preparados com ingredientes nutritivos. A escola serviu uma torta de abobrinha, pãozinho de abóbora, salada de frutas e chá de casca de abacaxi.

O lanche feito com ingredientes naturais e saudáveis foi degustado por pais e alunos; e sem cara feia dos pequenos. “Aqui na escola a minha filha come de tudo”, comentou Letícia Torquato, moradora do Bairro Boa Vista e mãe da aluna Laura, de 6 anos. Laura, assim como os demais 142 alunos da escola, recebeu um kit de materiais pedagógicos do ProNutri, que incluem orientações nutricionais e até receitas de pratos para fazer em casa – e, assim, levar às famílias o mesmo padrão de alimentação saudável que é seguido pelas escolas do município.