VOLTAR
  • Cidades

São Caetano inicia vacinação de 1.500 idosos, entre eles uma mulher de 108 anos

Sistema em drive thru funciona em frente ao Teatro Paulo Machado de Carvalho; outras faixas etárias serão vacinadas nos próximos dias e Prefeitura vai  sobre abertura de inscrições 

  • Uma das primeiras a ser imunizada foi Rosa Scialo Corrochano, de 108 anos.
    Foto: Divulgação/PSCS-Letícia Teixeira
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 08/02/2021
  • Compartilhar:

Sistema em drive thru funciona em frente ao Teatro Paulo Machado de Carvalho; outras faixas etárias serão vacinadas nos próximos dias e Prefeitura vai  informar sobre abertura de inscrições

Uma das primeiras a ser imunizada foi Rosa Scialo Corrochano, de 108 anos. Foto: Divulgação/PSCS-Letícia Teixeira

 

Os primeiros idosos com mais de 90 anos chegaram bem cedo para se vacinarem no drive thru montado em frente ao Teatro Paulo Machado de Carvalho, em São Caetano do Sul. Nesta segunda-feira (8/2), foi iniciada a vacinação contra covid-19 para idosos acima de 90 anos e seguirá até quarta-feira (10/2). Uma das primeiras a ser imunizada foi Rosa Scialo Corrochano, de 108 anos, que chegou acompanhada da filha Ivone. “Só temos a agradecer por este momento. Estamos muito felizes em poder vacinar minha mãe”, comemorou Ivone.

Na fila também estava Cecília Gonçalves Donadi, de 101 anos, que foi acompanhada do filho Nelson Donady. “Estou muito feliz”, disse Cecília ao brincar com a enfermeira ao ser vacinada: “Não vou chorar não.”

O filho da idosa disse estar satisfeito com a imunização, mas afirmou que em sua casa outras pessoas aguardam pela vacinação. “Estamos na expectativa para sermos vacinados também”, afirmou Nelson Donady.

 

“Estou muito feliz”, disse a idosa Cecília Gonçalves Donadi, de 101 anos sobre a vacinação que ocorreu nesta segunda-feira, Foto: Divulgação/PSCS-Letícia Teixeira

 

A idosa Amélia Augusto dos Santos, de 101 anos, foi a única da família que não teve covid e hoje pôde ser vacinada. “Nossa expectativa é grande, ela se imunizando evitamos o pior. Conseguimos mantê-la segura e isolada dentro de casa enquanto todos nós contraímos a doença”, explicou o genro Osvaldo Iepes.

A população estimada nesta faixa etária acima de 90 anos é de 1.526 pessoas. “Iniciamos hoje, a imunização de toda essa parcela tão importante de nossa população. Aguardamos novas doses da vacina para ampliar esse leque. Continuamos trabalhando também para manter toda estrutura que São Caetano disponibiliza no combate ao coronavírus” , explicou o prefeito em exercício, Tite Campanella.

O prefeito em exercício afirmou que a receptividade da vacina tem sido muito boa e o município tem e empenhado para conseguir doses extras para vacinar mais faixas etárias na cidade.

Neste primeiro dia foram  imunizados 420 idosos. Para receber a vacina é preciso se cadastrar e agendar data e horário no site https://coronavirus.saocaetanodosul.sp.gov.br. Quem tiver dificuldade no agendamento ou em acessar a plataforma poderá entrar em contato com os Cises (Centros Integrados de Saúde e Educação) da Terceira Idade (https://www.saocaetanodosul.sp.gov.br/page/centro-da-terceira-idade) que uma equipe auxilia os idosos nas marcações. Os idosos acamados estão sendo imunizados em casa, pelas equipes do Estratégia Saúde da Família e não precisam realizar agendamento.

O sistema de vacinação drive thru acontece em frente ao Teatro Paulo Machado, localizado na Alameda Conde de Porto Alegre, 840, Bairro Santa Maria, das 8h às 14h. É necessário apresentar documento com foto, protocolo de agendamento e comprovante de residência.

Continuam sendo imunizados os profissionais da saúde: Médicos, Enfermeiros, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Biólogos, Farmacêuticos, Odontólogos, Biomédicos e técnicos de laboratórios que fazem coleta de testes para covid, Fonoaudiólogos, Psicólogos, Assistentes Sociais e Médicos Veterinários. O agendamento está aberto para vacinação nesta segunda e terça-feira (8 e 9/2).  Já foram imunizadas mais de 9 mil pessoas entre profissionais da Saúde das redes pública e privada, idosos e cuidadores das Instituições de Longa Permanência, funcionários de velórios municipais, empresas funerárias e cemitérios.