São Caetano inicia testes rápidos domiciliares contra a covid-19
Inquérito Epidemiológico começou neste sábado e vai até segunda com 860 moradores nesta primeira rodada
Inquérito Epidemiológico começou neste sábado e vai até segunda com 860 moradores nesta primeira rodada
O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, deu início neste sábado (30/05) ao Inquérito Epidemiológico contra a Covid-19, que consiste na realização de testes rápidos domiciliares, com o objetivo de traçar um mapeamento mais preciso do coronavírus na cidade. A primeira rodada continua neste domingo (31/05) e termina nesta segunda-feira (01/06), e retoma em 15 dias com a segunda rodada de testes em moradores assintomáticos, que foram sorteados aleatoriamente.
“Trata-se de um instrumento que nos dará condições de planejamento. Teremos uma dimensão do tamanho real da epidemia em nossa cidade. Daqui a 15 dias faremos novamente para ver se os casos cresceram ou estão em curva decrescente”, disse o prefeito.
De acordo com Auricchio, que também é médico, esse Inquérito Epidemiológico usa de amostragens como acontece, por exemplo, em pesquisas eleitorais. “É uma comparação grotesca, mas, por exemplo, é como funciona nas pesquisas eleitorais, nas quais se fazem levantamentos com 500 pessoas e se sabe quem ganhará as eleições, No caso desse inquérito epidemiológico, é possível fazer um diagnóstico da evolução da doença nos bairros da cidade”, explicou Auricchio.
Esse levantamento é uma parceria da Prefeitura com o Inpes/USCS (Instituto de Pesquisa da Universidade Municipal de São Caetano do Sul). Ao todo, serão quatro rodadas de testes (realizadas a cada 15 dias), com cada uma delas atingindo 860 pessoas (3.440 no total). O estudo traçará o perfil do paciente: hábitos, medidas de isolamento, local de residência, gênero, faixa etária e renda.
“A medida permitirá a execução de novas ações para o controle da pandemia e, também, o melhor planejamento para a retomada gradativa de atividades que estão suspensas por conta da quarentena”, disse o prefeito.
Entre os pontos que poderão ser mensurados com o estudo estão o percentual de habitantes com anticorpos da covid-19; percentual de infecções assintomáticas; velocidade de expansão ao longo do tempo; e cálculos precisos da letalidade do vírus.
“Esse levantamento vai mostrar os casos de pessoas assintomáticas que acabam contaminando um grande número de pessoas sem saber que estão com a doença”, disse o reitor da USCS, Marcos Bassi, ao acrescentar que o resultado dos testes deste sábado, além dos de domingo e segunda-feira, serão divulgados na próxima terça-feira (02/06).
25 mil testados até agora
Para assegurar o mapeamento mais preciso possível do coronavírus na cidade, a meta da Prefeitura é testar, até o fim de junho, um terço da população de São Caetano do Sul (53,6 mil pessoas, de um total de 161 mil moradores).
Já foram 25 mil testes realizados até o momento por meio de três programas (Drive Thru, domiciliar e bloqueios de trânsito – barreiras sanitárias), além dos aplicados em servidores da municipalidade que estão na linha de frente do combate à covid-19.